Não é das melhores fotos para definir ou delinear a aldeia, mas com um significado de que elas, por mais profundas que estejam geograficamente, não sejam esquecidas.
Como já foi tudo dito sobre Sistelo, nada melhor de que fique um testemunho escrito, possivelmente não tão fiel como os seus representantes o fizeram nos meios de comunicação, mas para que as pessoas no futuro possam situar-se que esta aldeia está simplesmente a vinte quilómetros da sede do concelho de Arcos de Valdevez.
A aldeia de Sistelo está situada em pleno Parque Nacional Peneda/Gerês, pelo lado da Peneda, junto precisamente à nascente do rio Vez. Rodeada de uma natureza em socalcos, onde se pode observar o cultivo do milho e pasto para as vacas, sendo denominada por alguns como o pequeno Tibete Português.
Uma boa natureza em que o desenvolvimento ainda não chegou, podendo desfrutar de umas belíssimas paisagens e respirar o verdadeiro ar puro, por vezes igualmente o frio. Poder fazer verdadeiras caminhadas por todas as aldeias vizinhas, contornando os montes através dos seus passadiços, igualmente alcançar tudo o que foi construído pelos trilhos de caminhos que atravessaram o Parque.
Este monumento está inserido na Rota da Arquitetura Tradicional, do Portal de Paredes de Coura, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
Este ponto está situado na localidade Sistelo