Foi edificado no século XIX pelo primeiro Visconde de Sistelo, Manuel Gonçalves Roque. É sem dúvida o elemento mais destacável da aldeia.
É constituído por um palácio de planta retangular com duas torres com ameias a ladear o frontispício. Esta parte é formada em três panos, com o pano central formado por dois pisos, dando a entrada do piso térreo acesso ao palácio, ladeada por duas colunas com arco de volta perfeita.
O piso superior serve de varanda aberta com quatro colunas. Os panos laterais são rasgados por duas janelas, uniformemente sobrepostas, com as do piso superior com guarda de ferro.
Este ponto está situado na localidade Sistelo, na freguesia Sistelo.
(Distância: 39 m SE)
Junta de Freguesia de Sistelo que se situa na rua Visconde de Sistelo, entalada entre os espigueiros e o Palácio/Castelo do Visconde de Sisitelo.
(Distância: 49 m SE)
Espigueiros mais pequenos do que o habitual, mas representativos do que se vê por muitos locais nesta zona do país.
(Distância: 65 m NE)
A Igreja Matriz é o ponto final onde a rua principal nos leva. Um templo que se perde no tempo sem uma história ou uma data.
(Distância: 84 m S)
Largo central, à entrada da aldeia, com um cruzeiro, Junta de Freguesia, Igreja Matriz e um café.
(Distância: 639 m SW)
Como tantas outras capelas da região, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez.
(Distância: 3 km W)
Segundo a lenda, sempre que falecia um habitante da aldeia contavam desta árvore um galho, que não podia ser muito grande. Este galho era usado para aquecer o forno onde se cozia um pão para os vizinhos que compareciam para velar esse habitante, durante a noite.
(Distância: 4 km N)
Um templo religioso situado à face da estrada, à saída de Merufe a caminho de Tangil, a Capela do Senhor dos Passos na sua simplicidade, num espaço simpático, amplo e arborizado, com uma cobertura de duas águas e uma cruz no vértice da empena.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 5 km N)
A Igreja Paroquial de Merufe, dedicada a São Pedro, tem a sua origem no Convento de Freiras Beneditinas. A igreja surge nas Inquirições Paroquiais ao indicarem que, em 1258, a igreja constava nas listas destes templos, como pertencentes ao Bispado de Tui.
(Distância: 5 km N)
A sede da Junta de Freguesia é o ex-libris da localidade, dada a sua monumentalidade, sobrepondo-se à história desta e até mesmo à Igreja Paroquial. Resulta de um velho casarão que serviu nos últimos anos de escola primária e de residência dos seus professores.