×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Verde
Relógio de Sol (Soutelo (Freguesia))
Uma das raridades que dificilmente encontramos em Portugal, à exceção de algumas localidades interiores do país, é um relógio de Sol, feito em pedra.
Rio Cávado (Prado (Santa Maria))
É aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila.
Santuário de Nossa Senhora do Alívio (Alívio)
O Santuário foi construído, em virtude de uma promessa feita pelo pároco local Xavier Fráguas, no século XVIII, mas só terminado no século XX.
Santuário de Santo António de Mixões da Serra (Mixões da Serra)
Um Santuários diferente de todos os outros, é dedicado a Santo António. É palco de uma antiga tradição da Bênção dos Animais desde o século XVII.
Santuário do Bom Despacho (Bom Despacho)
Um Santuário edificado no seguimento da promessa de João da Cruz, por ter sobrevivido a uma doença grave, esta construção decorreu nos finais do século XVII e durante o século seguinte.
Sepultura Antropomórfica (Vila Verde)
Uma sepultura antropomórfica, nas traseiras da Igreja Velha, confirma a existência humana neste local no período anterior da época medieval.
Sepulturas Antropomórficas (Cervainhos)
Mais dois elementos fúnebres encontrados na freguesia e recuperados, apesar do mau trato a que atualmente este género de monumento está sujeito.
Sepulturas Antropomórficas (Mosteiro)
Estas duas sepulturas, que se apresentam parcialmente quebradas na parte inferior, confirmam a ocupação humana no território no período medieval.
Sepulturas Antropomórficas (Pedregais)
A existência de sepulturas antropomórficas leva-nos a crer que esta freguesia remonta à época da alta Idade Média.
Torre de Penegate (Outeiro)
Esta torre militar medieval de Penegate serviu para a defesa de Mem Rodrigues de Vasconcelos, companheiro de armas e meirinho-mor de D. Dinis.