Também conhecida como Casa dos Vasconcelos, o edifício é motivo de polémica. Há defensores de que realmente o edifício albergou os antigos Paços do Concelho e, em contrapartida, os defensores de que sempre foi usada como habitação, sendo daí conhecida como Casa dos Vasconcelos.
No meio desta dualidade aparece uma razão, talvez justificada com uma simples confusão de que, no jardim da Casa dos Vasconcelos, surgiu num muro uma pedra com a inscrição assinalando os antigos Paços do Concelho, desde o desaparecimento das ruínas do referido edifício.
Para não continuar com este tipo de confusão, achou-se por certo retirar a devida pedra com a inscrição e colocá-la no pequeno largo em frente à casa.
Edifício do século XVIII, de planta retangular, é o espelho de um solar urbano simples de dois pisos.
Desenvolvido transversalmente, com a fachada principal orientada a norte, é constituído no piso superior por seis janelas, todas em verga reta. No piso inferior é formado por três portas de molduras reta e a ladear, para a esquerda, uma pequena janela retangular.
À direita é formada por duas portas entaipadas, também de moldura reta, e uma pequena janela retangular.
Este ponto está situado na localidade Vila, Vila de Prado, na freguesia Vila de Prado.
(Distância: 88 m NE)
No lugar da Vila, a cerca de um quilómetro da Vila de Prado em direção a Barcelos, vamos encontrar a fonte de Santo António quase em frente ao largo dos Antigos Paços do Concelho.
(Distância: 95 m W)
Este templo religioso do século XVIII, que já existia quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação.
(Distância: 599 m E)
Esta capela situa-se no centro histórico da Vila de Prado e no largo que se denomina de São Sebastião, nome com ligação à capela anterior à atual que pertencia à casa de Azevedo.
(Distância: 629 m SE)
A Casa da Botica é um edifício setecentista, construído em 1720 com o propósito de albergar a família de Paulo Silva, o responsável desta edificação.
(Distância: 796 m SE)
Situado no pequeno e único largo de nome Comendador Sousa Lima, à entrada da Vila no sentido sul/norte, o Pelourinho é a imagem do reforço do poder concelhio que a Vila obteve em 1260, com o primeiro foral atribuído pelo rei Afonso III.
(Distância: 936 m SE)
Ponte que atravessa o rio Cávado, faz a ligação da via que liga Braga a Ponte de Lima, sendo considerada como a mais importante ligação medieval entre o Douro e o Minho.
(Distância: 1,000 m NE)
A Capela de Santo Amaro situa-se à saída norte da Vila. Não havendo elementos referentes ao seu passado histórico, tem na sua cronologia a origem datada do século XVII.
(Distância: 1 km E)
É aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila.
(Distância: 1 km NE)
Cerca de um quilometro a norte da Vila de Prado, no lugar de Francelos, que em tempos remotos foi sede de freguesia, situa-se esta capela de São Tiago.
(Distância: 3 km NE)
A fonte, agora seca, que se encontra no largo da Igreja, encontra-se acompanhada pelo Arcanjo São Miguel.