Foi por esta razão que, continuando a ser privado, no século XVII o proprietário de então, Miguel Valadares, cónego de Guimarães, mandou edificar a então denominada de Capela de Nossa Senhora da Penha para que ali fosse sepultado.
Pequeno templo barroco, a maior evidência espelha-se no retábulo-mor contemporâneo na sua estrutura tripartida, com a Nossa Senhora da Penha ao centro ladeada pelas imagens de São João e Santo António.
De planta retangular, a fachada é delimitada por cunhais de pilastras rematados por pináculos piramidais, sendo o centro encimado por uma sineira.
Os rasgos são formados pelo portão de moldura reta ladeado por duas pequenas janelas quadrados. Este é antecedido por uma cobertura com apoio em duas colunas.
Este ponto está situado na localidade Outeiro, na freguesia Carreiras (São Miguel) e Carreiras (Santiago).
A Capela está situada no sul da povoação de Outeiro, a poucos metros da Torre de Penegate.
(Distância: 17 m NW)
Esta torre militar medieval de Penegate serviu para a defesa de Mem Rodrigues de Vasconcelos, companheiro de armas e meirinho-mor de D. Dinis.
(Distância: 1 km S)
Situada na estrada municipal entre as freguesias de Moure e S. Miguel das Carreiras, a Ponte do Couto enquadra-se num verdadeiro ambiente rural que atravessa o ribeiro Rojão.
(Distância: 3 km SE)
Considerada uma das sete maravilhas da freguesia de Moure e o ex-libris desta freguesia, a Casa ou Solar de Gondomil foi-se afirmando a partir do século XVIII, ano da sua edificação.
(Distância: 3 km SE)
Sendo o elemento mais significativo da freguesia, remonta ao início do século XII. Não lhe é conhecido qualquer foral com estatuto civil, assim o Pelourinho representa o poder eclesiástico.
(Distância: 3 km NW)
Situada na freguesia de Goães, nome pelo qual a ponte também é conhecida, está inserida num espaço rural atravessando o rio Neiva.
(Distância: 3 km W)
Igreja iluminada na festa do Senhor dos Passos em Agosto de 2008.
(Distância: 5 km E)
Edifício novo em forma de L, construído para satisfazer as necessidades do concelho, situa-se precisamente nas traseiras do antigo edifício dos Paços do Concelho, atualmente Biblioteca Municipal.
(Distância: 5 km E)
Este edifício, que se supõe ter sido construído para albergar os Paços do Concelho, é atualmente a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à vida e obra deste professor da Universidade de Coimbra.
(Distância: 5 km N)
Este templo religioso, ainda hoje a funcionar como Igreja Matriz da aldeia, pertence ao período românico embora com edificação desconhecida.
(Distância: 5 km N)
A existência de sepulturas antropomórficas leva-nos a crer que esta freguesia remonta à época da alta Idade Média.