Este povoado fortificado da Idade do Bronze final pertence à freguesia da Ponte, encontrando-se situado num nível de altitude que lhe confere estrategicamente uma posição de defesa, sendo que as condições naturais permitem um domínio sobre a paisagem circundante.
No entanto nem sempre estas condições favoráveis foram suficientes para o povoado, acabando este por ser reforçado com a construção de alguns amuralhados com um fosso exterior que inicialmente teria sido constituído por uma muralha de terra em talude.
Esta construção foi essencial, permitindo uma melhor defesa do povoado. Os vestígios encontrados no espaço indicavam um estilo de vida sedentário. Atualmente, o que resta deste povoado é um pequeno pano que possivelmente se configura com os troços amuralhados que foram feitos.
Este pequeno pano está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982.
Este ponto está situado na localidade Ponte (Freguesia), na freguesia Ponte.
Este povoado está situado a cerca de 900 metros a norte da localidade de Ponte.
(Distância: 65 m W)
O povoado dá o nome à capela, dedicada a São Julião, permitindo uma maravilhosa vista a toda a volta.
(Distância: 1 km S)
Esta Igreja é do tempo românico, com obras de reconstrução em 1888, conforme a inscrição sobre a porta principal, que lhe transformaram o original.
(Distância: 2 km SE)
Trata-se de uma estrutura rodoviária edificada no tempo medieval, que faz a ligação entre Braga e Ponte da Barca.
(Distância: 2 km S)
O Rio Homem tem a sua origem na Serra do Gerês e vai encontrar o Cávado nos limites do Concelho de Vila Verde.
(Distância: 2 km W)
Pico de Regalados é uma povoação dividida pela estrada nacional que liga Ponte da Barca a Vila Verde. A poucos metros do centro e à face desta, no sentido norte/sul à direita, encontra-se o pequeno Largo de São Sebastião que tem como elementos principais a capela, o cruzeiro, a torre e a fonte.
(Distância: 3 km SE)
Igreja Matriz de Santiago de Caldelas
(Distância: 3 km NW)
Igreja Matriz da Freguesia de Atães
(Distância: 3 km NE)
Um templo religioso do período do românico em que a igreja atual é supostamente uma edificação do decorrer do século XVIII, tendo-se perdido por completo o original.
(Distância: 3 km SE)
Caldelas é uma das muitas localidades termais em Portugal, considerada como uma das mais importantes e prestigiadas termas do País.
(Distância: 5 km E)
Ponte Saidoira sobre o rio Homem. Na sua vizinhança recuperaram uma azenha.