Uma interessante maneira de exemplificar a vida, paixão, morte e a gloriosa ressurreição de Jesus Cristo, traduz-se pelas imagens dos quatro escritores do Evangelho do Novo Testamento, cada um com a sua forma de apresentação.
Mateus, Marcos, Lucas e João, os quatro Evangelistas que, segundo a tradição Cristã, são sinónimos de proclamação de boas notícias, e que nos seus livros contavam a boa nova de Jesus. Todos eles com fortes ligações a Jesus Cristo, como Mateus e João, ambos entre os doze Apóstolos, Marcos e Lucas os seguidores, intitulados como os homens Apostólicos.
Mateus, representado como um homem de arte, foi um antigo coletor de impostos.
João, representado por uma águia, era o mais novo dos doze discípulos
Marcos, representado por um leão, foi seguidor de Pedro
Lucas, representado por um touro, era médico e escritor deixando os Atos dos Apóstolos e o Evangelho.
Este ponto está situado na localidade Cruz, na freguesia Soutelo.
(Distância: 163 m SE)
A fonte, agora seca, que se encontra no largo da Igreja, encontra-se acompanhada pelo Arcanjo São Miguel.
(Distância: 184 m SE)
A Igreja de Soutelo é rodeada por imagens em granito de santos. A sua reedificação surgiu na segunda metade do século XVIII, no decorrer do período barroco.
(Distância: 630 m SE)
Uma das raridades que dificilmente encontramos em Portugal, à exceção de algumas localidades interiores do país, é um relógio de Sol, feito em pedra.
(Distância: 642 m SE)
Solar barroco, do século XVIII, é uma arquitetura residencial tipo casa-torre, tendo adossado um edifício do século XX que alberga o Centro de Espiritualidade e Cultura.
(Distância: 651 m SE)
Larim, ou o seu topónimo Lalim, foi referido pela primeira vez em 959 quando a Condessa Mumadona doa o seu território ao Mosteiro de Guimarães. Recebeu o foral em 1514, por D. Manuel I.
(Distância: 1 km SE)
A(s) ponte(s) do Bico são, de facto, duas: aqui fica uma das metades, a que atravessa o rio Cávado, entre a freguesia de Lago (Amares) e de Palmeira (Braga).
(Distância: 2 km NE)
O Santuário foi construído, em virtude de uma promessa feita pelo pároco local Xavier Fráguas, no século XVIII, mas só terminado no século XX.
(Distância: 2 km W)
Cerca de um quilometro a norte da Vila de Prado, no lugar de Francelos, que em tempos remotos foi sede de freguesia, situa-se esta capela de São Tiago.
(Distância: 2 km SW)
A Capela de Santo Amaro situa-se à saída norte da Vila. Não havendo elementos referentes ao seu passado histórico, tem na sua cronologia a origem datada do século XVII.
(Distância: 2 km SW)
É aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila.