×
Pontos de Interesse no Concelho de Penafiel
Igreja de São Miguel de Eja (Eja)
Também denominada de Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, tem as portas abertas desde o século XIII, pertencendo assim ao românico e à Rota do Românico do Vale de Sousa.
Igreja de São Pedro de Abragão (Abragão)
A Igreja de Abragão é referida num documento de 1105, na doação por Paio Peres Romeu da quarta parte da igreja de "Sancto Petro de Auregam" ao Mosteiro de Paço de Sousa.
Igreja do Salvador de Cabeça Santa (Cabeça Santa)
Esta igreja foi fundada no segundo quartel do século XIII pela Rainha Santa Mafalda, filha de D. Sancho I. É composta por uma só nave retangular, com capela-mor também retangular, que estão separadas por um arco.
Igreja Matriz de Galegos (Galegos)
Templo religioso com uma planta longitudinal, composta por uma nave e capela-mor rectangulares, separadas por um arco de volta perfeita e com a sacristia adossada.
Igreja Matriz de Penafiel (Penafiel)
Conhecida como Igreja de São Martinho, foi edificada no século XVI com uma estrutura longitudinal formada por três naves com quatro tramos, cujos arcos se apoiam em colunas jónicas.
Igreja Românica de São Gens (Boelhe)
Igreja de uma só nave e cabeceira retangulares vemos nas paredes diversos símbolos alfabéticos e geométricos, bem como as diversas siglas dos canteiros, pelo menos seis diferentes que ali trabalharam.
Largo Principal (Galegos)
Este é, como não podia deixar de ser, o largo político, religioso e social de Galegos.
Largo Principal (Santa Marta)
Este é o único largo que a aldeia de Santa Marta tem. Podemos ver a Igreja Matriz e a Junta de Freguesia, e anexada a esta está um recolhimento da terceira idade.
Memorial da Ermida (Irivo)
O Memorial da Ermida estava situado junto da estrada medieval que ligava Porto a Paço de Sousa, e devido às novas vias teve que ser transladado para o atual lugar.