Com uma altura de nove metros, igualmente mostra-nos a sua riqueza do seu ornamento.
Parte de uma base quadrada toda ornamentada, com um fuste com partes também ornamentadas. Esta segura um capitel coríntio, encimada por uma cruz.
Este ponto está situado na localidade Paço de Sousa, na freguesia Paço de Sousa.
(Distância: 56 m S)
Uma pequena ponte romana de um só arco de volta perfeita, atravessa o que em tempos era um rio e que agora não passa de um riacho.
(Distância: 97 m SE)
Sendo a Igreja do Mosteiro também a Matriz de Paço de Sousa, é conhecida como Igreja do Salvador. Está incluído na Rota do Românico.
(Distância: 1 km N)
Esta capela foi erguida num local ermo no XV ou XVI, no românico de resistência, vendo-se no exterior os contrafortes dos ângulos da cabeceira, típico dessa época.
(Distância: 1 km E)
O Memorial da Ermida estava situado junto da estrada medieval que ligava Porto a Paço de Sousa, e devido às novas vias teve que ser transladado para o atual lugar.
(Distância: 2 km NW)
Com outras designações como Igreja de São Pedro de Cete, Igreja Paroquial do Mosteiro de Cete e Mosteiro de Cete, é mais um belo e magnífico exemplar românico, sendo considerado um dos mais antigos de Portugal.
(Distância: 2 km NW)
Estas seis arcas tumulares, fora do Mosteiro de Cete, estão compreendidas entre os séculos XII e XV, marcando por isso o final do românico.
(Distância: 3 km NE)
Esta torre foi residência senhorial, fundada no século XIII. É atribuída ao século XV, mas possivelmente devido a obras de remodelação.
(Distância: 3 km E)
Templo religioso com uma planta longitudinal, composta por uma nave e capela-mor rectangulares, separadas por um arco de volta perfeita e com a sacristia adossada.
(Distância: 3 km E)
Este é, como não podia deixar de ser, o largo político, religioso e social de Galegos.
(Distância: 3 km SE)
Acrópole do século I e II, era um espaço público multifuncional, tipo pavilhões multiusos, sem construções, sendo por isso um local de reuniões comerciais, desportivas e políticas. Está considerado como o maior Castro da Península Ibérica.