Igreja de São Miguel de Eja
Igreja de São Miguel de Eja
Também denominada de Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, tem as portas abertas desde o século XIII, pertencendo assim ao românico e à Rota do Românico do Vale de Sousa.
Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel

Com outra denominação de Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, tem as portas abertas desde o século XIII, pertencendo assim ao românico tardio ou românico de resistência, já com elementos do gótico rural.

Considerado de uma modesta construção, é formado por uma nave e capela-mor quadrangular mais baixa que a nave, sendo estes despojados de elementos decorativos relevantes. A cabeceira foi alongada no século XVIII em relação ao que era originalmente.

Igreja - portal oeste
Igreja - portal oeste
Igreja - fachada sul
Igreja - fachada leste

A fachada principal é rasgada por um portal de arco quebrado assente em impostas, a que se sobrepõe uma pequena fresta. O portal não apresenta colunas ou tímpano, sendo a empena terminada por uma cruz e pináculos do século XVIII nos extremos.

A empena conteria um campanário, como mostra os sinais, sobre o portal principal, da corda de tocar o sino.

Igreja - norte
Igreja - norte
Igreja - portal norte
Fachada norte e pormenor do portal

O portal norte em arco quebrado, ao contrário do principal mostra uma arquivolta decorada com diamantes e folhas geométricas, sinais do românico tardio.

Igreja - foto antiga
Igreja - Altar-mor
Igreja - Teto
Foto antiga e fotos de interior inseridas
com a devida autorização da Rota do Românico

Na igreja não existem capitéis mas apresenta outros elementos típicos do período gótico, como a decoração de folhagens feitas a bisel.

Entretanto este templo, na transição da Baixa Idade Média para a Modernidade, veio a sofrer algumas alterações como a renovação do altar, a colocação do retábulo em talha dourada, continuando com o coro-alto e retábulos laterais.

A cobertura da nave é em madeira, com um arco quebrado a separar da capela-mor assente em imposta e com decoração por elementos vegetalistas.

Igreja - arcossólio norte

Na parede norte da capela-mor existe um arcossólio que teria um túmulo, mas que foi cortado para a abertura de uma porta durante as obras da Época Moderna.

Esta igreja teve outras obras nos séculos XVII, XVIII e XIX, sendo restaurada em 1936 com diversas obras de reparação, sendo também demolido o campanário e a escada que lhe dava acesso. Teve novas obras de reparação e conservação em 1981 e 1982, e de novo após o ano 2003.

Classificação

Está classificado como Monumento Nacional, a partir de 1927.

Rota do Românico

A Igreja de São Miguel de Eja faz parte da Rota do Românico, sendo integrada no Percurso do Vale do Sousa em 1998, com o número 23. No entanto, foi alterada posteriormente para o Percurso do Vale do Douro.

Localização

Este ponto está situado na localidade Eja, na freguesia Eja.

Coordenadas GPS: N 41 05.002' W 008 17.982'  (41.08337, -8.29970)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Ponte Hintze Ribeiro

Ponte Hintze Ribeiro - Visitar Portugal

(Distância: 728 m SE)

Anjo de Portugal

Anjo de Portugal - Visitar Portugal

(Distância: 770 m SE)
Uma estátua construída como memorial das vítimas da queda de ponte de Entre-os-Rios / Castelo de Paiva em 2001. É uma estátua do escultor Laureano Ribatua. construída em bronze e banhada a ouro, tem 12 metros de altura e um peso de 12 toneladas.

Parque do Gramão

Parque do Gramão - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)

Ponte de Vale de Fens

Ponte de Vale de Fens - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)

Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
A Igreja Matriz de Sardoura, dedicada a Santa Maria, é uma edificação dos séculos XVII, XVIII e XIX, com o padroado a pertencer ao Infante D. Luís. A igreja remonta possivelmente ao século XII. No século XX dá-se a finalização dos retábulos colaterais.

Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura

Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
O topónimo de Santa Maria de Sardoura está relacionado com as inúmeras voltas que o rio descreve nos vales e colinas da freguesia. Sardoura em Árabe significa andar à roda. A sua história constrói-se a partir do século XII pelo comércio que o rio Douro proporcionou.

Junta de Freguesia de São Martinho de Sardoura

Junta de Freguesia de São Martinho de Sardoura - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
A pertencer a terras de Sardoura, a história da freguesia de São Martinho arrasta-se um pouco com a de Santa Maria, ao qual o território de São Martinho se manteve ligado até ao século XIX. Ambas, embora eclesiasticamente separadas, tiveram início no século XII.

gif