À semelhança da Igreja da Misericórdia, a Matriz também apresenta o modelo de fachada-retábulo de gosto maneirista, apresentando linhas austeras e despojadas.
O portal em arco de volta perfeita é flanqueada por duas colunas jónicas de cada lado, encimado por entablamento decorado com motivos geométricos.
Sobre ele o nicho que foi substituído por uma pintura de São Martinho, ladeada por duas aletas inscritas com as datas de 1561 e 1570, correspondendo possivelmente ao início e final das obras. Sobre este registo foi aberto um óculo inserido numa cartela.
O conjunto do portal está ladeado por duas janelas. O conjunto da fachada é rematado por empena, e no lado esquerdo, embebido na estrutura do corpo da Igreja, foi edificada a torre sineira.
A partir de 1910, este Templo Religioso foi considerado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Penafiel, na freguesia Penafiel.
(Distância: 137 m SE)
Foi edificada em 1770, depois de Penafiel ascender à categoria de cidade, e está situada na praça do Município.
(Distância: 167 m SE)
Situada no Largo da Misericórdia, foi construída entre 1620 e 1631 em cantaria. Delimitada por pilastras, nos cunhais, o lado direito separa o alçado da torre sineira, que se eleva acima da empena e termina numa cúpula bolbosa revestida em azulejos.
(Distância: 167 m SE)
O Pelourinho está situado junto à Igreja da Misericórdia, e eleva-se sobre uma plataforma circular, sobre a qual assenta a base da coluna num plinto quadrangular com arestas chanfradas.
(Distância: 176 m E)
Passa pelo centro de Penafiel, sendo a mesma via da era romana que ligava o Porto a Chaves.
(Distância: 243 m E)
Actualmente funciona aqui o Museu Municipal, mas na verdade este edifício do séc. XVIII foi edificado para residência da Família Pereira Lago. Único verdadeiro Palácio da cidade, está situado na Rua do Paço.
(Distância: 338 m W)
Igreja da Ordem Terceira do Carmo, foi construída no século XIX onde existia uma anterior Capela de Santo António Velho, que foi destruída principalmente devido às Invasões Francesas.
(Distância: 366 m E)
Esta é uma rua principal da parte histórica da cidade, a Rua Alfredo Pereira, que liga o centro ao Santuário, situado à saída desta cidade.
(Distância: 845 m E)
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, também conhecida como Nossa Senhora do Sameiro de Penafiel, é considerada como ex-libris da cidade.
(Distância: 2 km NE)
Este é o único largo que a aldeia de Santa Marta tem. Podemos ver a Igreja Matriz e a Junta de Freguesia, e anexada a esta está um recolhimento da terceira idade.
(Distância: 3 km E)
A Anta de Santa Marta poderá ter sido edificada durante o terceiro milénio a.C. É constituído por sete esteios com uma laje superior.