×
Pontos de Interesse no Concelho de Torres Vedras
Chafariz dos Canos (Torres Vedras)
Este é o elemento fundamental para a existência do Aqueduto das Águas, tornou-se no ex-libris da cidade e, segundo os entendidos, é o mais monumental chafariz gótico nacional que chegou até agora.
Chafariz dos Paços do Concelho (Torres Vedras)
Este chafariz, situado na Praça do Município, foi edificado no ano de 1776 estando numa posição um tanto peculiar, numa frontaria de um andar com quatro janelas pequenas pombalinas, únicas do género que existiam na vila.
Edifício dos Paços do Concelho (Torres Vedras)
A primeira referência a este edifício surgiu em 1337. Entrou em fases de restauro em três momentos como nos de 1597, 1634 e 1776, sendo neste último ano o de viragem para o edifício moderno com que atualmente se apresenta.
Ermida da Nossa Senhora do Ameal (Torres Vedras)
Acredita-se que a Ermida de Nossa Senhora do Ameal foi a primeira Igreja Paroquial da região de Torres Vedras, com indefinição da data da sua fundação.
Ermida de Nossa Senhora do Socorro (Turcifal)
A Ermida de Nossa Senhora do Socorro, do séc. XVI, situa-se nos limites da freguesia de Turcifal e do concelho de Torres Vedras, no início do concelho vizinho de Mafra, dentro de um povoado fortificado da Idade do Ferro.
Fonte da Igreja (Turcifal)
No exterior do recinto da Igreja Matriz, no lado sul e junto da estrada, existe uma fonte que tem um painel de azulejos com uma imagem da Virgem Maria e a data de 1940.
Forte de São Vicente (Torres Vedras)
O Forte de São Vicente teve o seu momento alto e de extrema importância durante as Invasões Francesas, quando serviu de baluarte para impedir estas mesmas tropas de avançarem para Lisboa, fazendo parte das célebres e famosas "Linhas de Torres".
Igreja da Misericórdia de Torres Vedras (Torres Vedras)
Situada no centro histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia é considerada a mais bela e valiosa das igrejas da cidade. Incorpora o conjunto de edifícios da Misericórdia, como o Hospital e a sede da instituição.
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Matacães)
Com origem no século XVI, esta igreja teve diversas obras nos séculos seguintes que se notam por diversos elementos na sua construção.
Igreja de Santa Maria do Castelo (Torres Vedras)
É considerada como um dos mais importantes templos da região de Lisboa e igualmente um dos que simbolizam a progressão e organização dos territórios conquistados após 1147.