Em 1908, Paulo Bovier Lapierre, padre francês, quis efetuar naquele local obras de construção. As escavações efetuadas levaram à descoberta deste tholos, ou construção em falsa cúpula, pré-histórico.
O espólio descoberto neste local encontra-se no Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia e no Museu Leonel Trindade, em Torres Vedras. É constituído por machados em pedra polida, cerâmica, anéis em bronze e ossadas humanas.
O historiador Eugene Jalhay e Félix Alves Pereira conduziram as explorações do local e os objetos encontrados conseguem localizar o monumento na fase do calcolítico, aproximadamente da mesma época do Castro de Zambujal também no concelho de Torres Vedras.
Esta construção funerária, orientada de norte para sul, dispunha de uma câmara circular com 6 metros de diâmetro construída por blocos que formavam uma falsa cúpula, caraterística dos tholos ou tolos. Um círculo exterior de pedras com 13 metros de diâmetro fechavam o recinto, formando uma mamoa. O corredor em frente da câmara tinha cerca de 4 metros de comprimento.
O Tholos foi classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910.
Este ponto está situado na localidade Barro, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Matacães.
(Distância: 19 m N)
No cimo do Monte da Pena, próximo da localidade de Barro, existe uma estátua de Nossa Senhora da Pena no cimo de uma escadaria e ao lado de uma pequena capela.
(Distância: 372 m S)
O primitivo Convento do Barro foi fundado em 1570 pela Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e de D. Leonor, do qual só resta a capela do Senhor dos Passos.
(Distância: 2 km W)
Situado a cerca de cinco quilómetros de Torres Vedras, no lugar de Casal do Zambujal, o Castro de Zambujal, que remonta ao terceiro milénio a.C., é um dos mais emblemáticos povoados portugueses.
(Distância: 2 km N)
Este parque foi inaugurado em abril de 2004, integrado na requalificação da zona e bem perto do centro da cidade, com espaço para passear, correr, brincar, almoçar ou simplesmente para descansar e desanuviar.
(Distância: 2 km N)
Joaquim Agostinho, um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, é natural de Torres Vedras onde nasceu em 7 de abril de 1943.
(Distância: 2 km N)
Em 1997 foi erigido este monumento ao Bombeiro Voluntário, em frente do quartel dos bombeiros, como gesto de agradecimento e homenagem do povo de Torres Vedras.
(Distância: 3 km N)
Dedicado a Nossa Senhora da Graça, o Convento dos Agostinhos foi fundado no século XVI no espaço onde anteriormente estava erguida a Ermida da Gafaria da cidade.
(Distância: 3 km N)
Este Obelisco foi erigido em 1954 em homenagem a todos os que morreram pela pátria pelas campanhas da Guerra Peninsular, em 1808-1814.
(Distância: 3 km N)
À entrada de Varatojo, vindos de Torres Vedras, encontramos à beira da estrada uma pequena capela dedicada a Santo António.
(Distância: 3 km N)
Situada no centro histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia é considerada a mais bela e valiosa das igrejas da cidade. Incorpora o conjunto de edifícios da Misericórdia, como o Hospital e a sede da instituição.