A azenha é um elemento fora do normal de se ver para uma localidade de praia como é Santa Cruz e principalmente devido à sua localização.
Erguida num local então deserto, só existia uma capela medieval anterior à atual, é formada por uma série de volumes articulados com cobertura de telha, correspondendo um compartimento ao engenho.
A água provinha de um ribeiro o qual foi desviado para este propósito através de um canal apoiado em um muro corrido, fazendo girar duas rodas de madeira das quais uma se conserva inteira e da segunda vestígios. A roda possui trinta e oito penas ou penaços, onde a água caía para girar as rodas.
De valor histórico e um importante testemunho social, económico e cultural de Santa Cruz, está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Santa Cruz, na freguesia A dos Cunhados e Maceira.
(Distância: 46 m N)
Esta praia é considerada uma das mais emblemáticas praias do oeste reforçada com obtenção do prémio Quality Coast, pela sua natureza e beleza das suas praias, com o seu extenso areal a contornar as majestosas arribas.
(Distância: 140 m NE)
A ermida original foi dedicada a Santa Helena e consequentemente o nome da vila de Santa Cruz. Edificada entre os sécs. XV e XVI, a atual é pertencente ao séc. XVIII.
(Distância: 8 km NE)
Igreja Matriz do Vimeiro, igreja de três naves e capela-mor de arquitetura barroca do século XVII, as naves são decoradas com azulejos de padrão. A fachada é aberta pela porta em moldura de arco abatido encimada por janela de vitral circular.
(Distância: 9 km NE)
Igreja de planta longitudinal, a capela-mor é separada da nave por uma escadaria. A fachada é aberta pela porta principal com tímpano triangular sobreposta de uma janela idêntica.
(Distância: 10 km NE)
Uma estátua à Senhora da Paz, no centro da rotunda e num canteiro florido.
(Distância: 11 km SE)
À entrada de Varatojo, vindos de Torres Vedras, encontramos à beira da estrada uma pequena capela dedicada a Santo António.
(Distância: 11 km SE)
Situado a cerca de cinco quilómetros de Torres Vedras, no lugar de Casal do Zambujal, o Castro de Zambujal, que remonta ao terceiro milénio a.C., é um dos mais emblemáticos povoados portugueses.
(Distância: 11 km E)
O Forte de São Vicente teve o seu momento alto e de extrema importância durante as Invasões Francesas, quando serviu de baluarte para impedir estas mesmas tropas de avançarem para Lisboa, fazendo parte das célebres e famosas "Linhas de Torres".
(Distância: 11 km E)
Acredita-se que a Ermida de Nossa Senhora do Ameal foi a primeira Igreja Paroquial da região de Torres Vedras, com indefinição da data da sua fundação.
(Distância: 11 km SE)
É considerada como um dos mais importantes templos da região de Lisboa e igualmente um dos que simbolizam a progressão e organização dos territórios conquistados após 1147.