Este pequeno templo localizado no centro de Santa Cruz está ligado a uma lenda ou à verdadeira história, ligando-se também ao nome da vila.
Lenda ou história, começou quando, purificada com o sofrimento, Helena visitou os lugares santos e num destes lugares, no Monte Golgota, existia um templo a Venus. Mandou destruí-lo na esperança de encontrar a Cruz onde Cristo morrera, encontrando três na certeza de que uma delas era a de Cristo, identificando-se desde então Santa Helena com Santa Cruz.
A ermida original foi dedicada a Santa Helena e consequentemente o nome da vila de Santa Cruz. Edificada entre os séculos XV e XVI, a atual é pertencente ao século XVIII uma vez que a primitiva ermida foi destruída com o desmoronamento da arriba. Tal como a original, esta é dedicada a Santa Helena.
Emparelhada entre edifícios, a fachada toma uma planta quadrada com uma sineira ao centro. Os rasgos existentes são formados pela porta encimada por uma janela, ambas em verga reta.
Este ponto está situado na localidade Santa Cruz, na freguesia A dos Cunhados e Maceira.
(Distância: 115 m SW)
Esta praia é considerada uma das mais emblemáticas praias do oeste reforçada com obtenção do prémio Quality Coast, pela sua natureza e beleza das suas praias, com o seu extenso areal a contornar as majestosas arribas.
(Distância: 140 m SW)
Edificada mesmo junto à praia com o mesmo nome no início do século XVI, tomou o nome inicial de azenha de Santa Cruz de Ribamar em alusão à arriba marítima.
(Distância: 7 km NE)
Igreja Matriz do Vimeiro, igreja de três naves e capela-mor de arquitetura barroca do século XVII, as naves são decoradas com azulejos de padrão. A fachada é aberta pela porta em moldura de arco abatido encimada por janela de vitral circular.
(Distância: 9 km NE)
Igreja de planta longitudinal, a capela-mor é separada da nave por uma escadaria. A fachada é aberta pela porta principal com tímpano triangular sobreposta de uma janela idêntica.
(Distância: 10 km NE)
Uma estátua à Senhora da Paz, no centro da rotunda e num canteiro florido.
(Distância: 11 km SE)
À entrada de Varatojo, vindos de Torres Vedras, encontramos à beira da estrada uma pequena capela dedicada a Santo António.
(Distância: 11 km SE)
Situado a cerca de cinco quilómetros de Torres Vedras, no lugar de Casal do Zambujal, o Castro de Zambujal, que remonta ao terceiro milénio a.C., é um dos mais emblemáticos povoados portugueses.
(Distância: 11 km E)
O Forte de São Vicente teve o seu momento alto e de extrema importância durante as Invasões Francesas, quando serviu de baluarte para impedir estas mesmas tropas de avançarem para Lisboa, fazendo parte das célebres e famosas "Linhas de Torres".
(Distância: 11 km E)
Acredita-se que a Ermida de Nossa Senhora do Ameal foi a primeira Igreja Paroquial da região de Torres Vedras, com indefinição da data da sua fundação.
(Distância: 11 km NE)
Campo de futebol vedado com piso em terra batida, com bancadas e iluminação artificial, para treinos e jogos das equipas locais, havendo também espaço para outras modalidades.