×
Pontos de Interesse no Concelho de Alenquer
Convento de São Francisco (Alenquer)
Este palácio real onde D. Sancha terá vivido até se retirar para o Mosteiro de Celas, foi convertido num convento e entregue à Ordem dos Frades Menores de São Francisco.
Coreto de Merceana (Aldeia Galega da Merceana)
Situado no Largo D. Leonor, este é mais um que persiste no embelezamento do espaço e talvez ainda tenha utilidade na festa em honra da Nossa Senhora da Piedade.
Coreto de Olhalvo (Olhalvo)
Situado no Largo Mártir São Sebastião, este é dos poucos que ainda está em funcionamento, onde se recebe as bandas filarmónicas em dias de festas.
Cruzeiro de Ota (Ota)
Este cruzeiro é composto por uma cruz de pedra com 93 cm sobre uma base de 17 cm.
Ermida de São João Batista (Cabanas de Torres)
Desta capela sabe-se apenas que a sua existência era referida pelas fontes mais antigas e, segundo algumas destas, o pequeno templo já existia no XIII aquando da construção do mosteiro.
Fonte da Ponte (Cabanas de Torres)
Muito dificilmente se encontra uma fonte de aldeia com duas denominações, e esta também é conhecida como Fonte de Água Santa, conforme se pode ler na placa.
Fonte de São Pedro (Alenquer)
Esta fonte, que servia a parte alta da vila, é formada por um tanque retangular de grandes dimensões, de uma só bica, e por cima desta está um painel de azulejos com a imagem de São Pedro.
Fonte Gótica (Aldeia Gavinha)
Situada no centro da aldeia, esta fonte gótica apresenta um pequeno tanque, local para onde água caía ao sair da boca.
Fonte Gótica (Vila Verde dos Francos)
Esta fonte é formada por pedras talhadas na maior precisão de forma a encaixar entre si, formando por isso um arco quebrado e simulando um estilo que surgiu entre os séculos XVII e XVIII.
Igreja da Misericórdia da Aldeia Galega (Aldeia Galega da Merceana)
Situada na praça central da aldeia, este edifício do século XVI começou por ser durante séculos de privados tendo sido doado à Misericórdia apenas nos finais do século passado.