A Igreja de Nossa Senhora da Graça, Igreja Matriz ou Paroquial de Abrigada, está situada fora da povoação, a cerca de 500 metros do seu limite.
Segundo a descrição do pároco em 1758,
"A Parochia esta fora de todos os lugares em hum campo dezerto com distancia quazi a mesma de huñs e outros lugares, o seu orago he Nossa Senhora da Graça. Tem sinco altares: o altar-mor q hê da mesma Senhora da Graça e tem a ditta Capella mor Padroeiro particular q. foi hum João de Barros Machado, cujos herdeiros assistem hoje na Cidade de Bahia em rezão de lha largar o Prior, e Beneficiados da Colegiada de S. Pedro de quem he anexa, com a obrigação do ditto Padroeiro a paramentar, e reparar tão bem, ou melhor do que elles Prior, e Beneficiados fazião, e lha pedio p.a seu jazido. Tem mais dois altares da parte direita, hum de Santo Antonio e outro das almas; e outros dois da parte esquerda hum de Nossa Senhora da Piedade, e outro de nossa Senhora do Rosario. O Parocho da freguesia he Vigario Collado. Tem de renda hum moyo de trigo; sessenta almudes de vinho, e hú cantaro de azeite que se lhe dá dos dizimos da Colegiada de S. Pedro da Villa de Alenquer de quem hé anexa, e a apresentação delle pertence ao Prior da ditta Colegiada."
Em 1910 foi encerrada, assistindo-se à sua degradação e tendo ruído o telhado e paredes. De novo foi reconstruída em 1952.
É um templo de uma só nave com as paredes revestidas de azulejos onde podemos admirar os seus três altares em talha dourada. No maior está a imagem de Nossa Senhora da Ameixoeira, uma escultura do século XV/XVI em pedra policromada e com cabeleira natural, e um Cristo crucificado do século XVIII, em madeira, na sacristia.
Com uma fachada em três volumes, o central é interrompido pela porta em verga reta encimada por um friso triangular e uma cruz e ainda um óculo circular. Este volume termina com um friso triangular e uma cruz. Os volumes laterais são compostos por outras tantas torres sineiras quadradas encimadas por uma varanda terminada em pináculos nos cantos, e pequenas janelas retangulares abaixo dos sinos.
No exterior da igreja, em frente da porta, está um cruzeiro do século XIX sobre uma base quadrada com quatro degraus, sem qualquer motivo decorativo.
Este ponto está situado na localidade Abrigada, na freguesia Abrigada e Cabanas de Torres.
(Distância: 4 km SE)
Situado a cerca de 170 metros de altitude, tem um posto de observação para deteção de incêndios. Dali se avista toda a área em redor até ao mar que se consegue ver em dias desanuviados.
(Distância: 4 km W)
Na entrada leste de Paúla existe uma curiosa réplica de um moinho de vento. Com cerca de um metro de altura, tem todos os componentes necessários e habituais nos moinhos verdadeiros.
(Distância: 4 km SE)
Este cruzeiro é composto por uma cruz de pedra com 93 cm sobre uma base de 17 cm.
(Distância: 4 km SW)
Esta fábrica, agora em ruínas, foi em tempos uma unidade onde se fabricavam tijolos e azulejos, em barro. Situa-se próximo da localidade de Labrugeira, freguesia de Ventosa.
(Distância: 4 km W)
Segundo a tradição, esta capela terá sido mandada construir por D. Afonso Henriques em 1147 quando regressava a Lisboa após a conquista de Santarém.
(Distância: 4 km NW)
O Parque de Lazer dos Cortiços deve o nome à existência anterior de diversos cortiços que entretanto foram abandonados, mantendo-se no entanto o nome.
(Distância: 4 km NW)
Muito dificilmente se encontra uma fonte de aldeia com duas denominações, e esta também é conhecida como Fonte de Água Santa, conforme se pode ler na placa.
(Distância: 5 km NW)
Foi formada por gente oriunda de Torres Vedras que, para fugir à peste que então assolou a região, se fixaram aqui tendo feito cabanas para se abrigarem do vento.
(Distância: 5 km NW)
São Gregório Magno é o nome completo deste templo em que, sem haver uma data definida da sua construção, a edificação confunde-se com a história da população.
(Distância: 5 km NW)
A ideia veio de Espanha aquando da visita do Rei Filipe III de Espanha a Portugal e a necessidade de ser presenteado com bebidas frescas, ao qual estava habituado. Perante tal fato a única medida de então era recorrer a neve, que no nosso caso provinha da Serra da Estrela.