Nas épocas posteriores o templo sofreu campanhas de obras a nível interno e externo, sendo a torre sineira, a casa da Irmandade e sacristia numa dessas campanhas.
Formada longitudinalmente de planta retangular, é constituída por nave e capela-mor. A fachada com a porta principal em verga reta é encimada por uma janela e por cima desta um nicho vazio. É finalizada por um frontão triangular. A esta está adossada a torre sineira à direita.
Este ponto está situado na localidade Vila Verde dos Francos, na freguesia Vila Verde dos Francos.
(Distância: 130 m E)
Situada no centro da vila, face à estrada que a atravessa, a Igreja da Misericórdia foi edificada no século XVI por D. Pedro de Noronha.
(Distância: 310 m SE)
Em ruína, apenas se mantendo duas paredes, é de meados do séc. XV, a mando de D. Gonçalo de Albuquerque, para os Senhores e Condes de Vila Verde e Marqueses de Angeja.
(Distância: 350 m E)
Esta fonte é formada por pedras talhadas na maior precisão de forma a encaixar entre si, formando por isso um arco quebrado e simulando um estilo que surgiu entre os séculos XVII e XVIII.
(Distância: 576 m S)
Apesar da sua existência ser quase nula com as poucas ruínas que restam, o facto é que aqui neste perímetro do ponto mais alto de Vila Verde dos Francos existiu um castelo.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 4 km NE)
(Distância: 4 km E)
Segundo a tradição, esta capela terá sido mandada construir por D. Afonso Henriques em 1147 quando regressava a Lisboa após a conquista de Santarém.