Esta capela está situada na localidade de Paúla, freguesia de Cabanas de Torres.
Uma inscrição numa placa informa "Erigida em 1147". É assim uma das mais antigas do concelho, embora alterada por diversos restauros.
A entrada na capela faz-se por um pequeno alpendre ou galilé com arco de volta perfeita e abóbada de berço. A capela é ladeada pela torre sineira simples terminada em pirâmide com pináculos nos quatro cantos igualmente em forma piramidal de quatro lados.
Podemos ver no altar-mor uma imagem da padroeira, Nossa Senhora do Ó, uma estátua de roca que se destina também a ser levada em procissão nos festejos a esta Santa.
Por cima da porta de entrada, uma porta em verga reta, está um painel de azulejos igualmente com a imagem da Senhora do Ó, ou Senhora da Expectação.
Este ponto está situado na localidade Cabanas de Torres, na freguesia Abrigada e Cabanas de Torres.
(Distância: 564 m E)
Na entrada leste de Paúla existe uma curiosa réplica de um moinho de vento. Com cerca de um metro de altura, tem todos os componentes necessários e habituais nos moinhos verdadeiros.
(Distância: 710 m N)
Muito dificilmente se encontra uma fonte de aldeia com duas denominações, e esta também é conhecida como Fonte de Água Santa, conforme se pode ler na placa.
(Distância: 1 km N)
Foi formada por gente oriunda de Torres Vedras que, para fugir à peste que então assolou a região, se fixaram aqui tendo feito cabanas para se abrigarem do vento.
(Distância: 1 km N)
São Gregório Magno é o nome completo deste templo em que, sem haver uma data definida da sua construção, a edificação confunde-se com a história da população.
(Distância: 1 km N)
O Parque de Lazer dos Cortiços deve o nome à existência anterior de diversos cortiços que entretanto foram abandonados, mantendo-se no entanto o nome.
(Distância: 3 km SW)
Esta igreja foi bastante destruída pelo terramoto de 1755 e depois restaurada conforme a lápide que se encontra na parede exterior da torre sineira.
(Distância: 3 km S)
Esta fábrica, agora em ruínas, foi em tempos uma unidade onde se fabricavam tijolos e azulejos, em barro. Situa-se próximo da localidade de Labrugeira, freguesia de Ventosa.
(Distância: 3 km N)
Desta capela sabe-se apenas que a sua existência era referida pelas fontes mais antigas e, segundo algumas destas, o pequeno templo já existia no XIII aquando da construção do mosteiro.
(Distância: 3 km N)
Sem qualquer referência sobre este monumento, foi considerado o primeiro Mosteiro Dominicano português e também o primeiro que foi começado e que nunca foi acabado.
(Distância: 3 km N)
A Capela de Nossa Senhora das Neves é um de três edifícios religiosos situados no topo da Serra de Montejunto. Pouco se sabe sobre este templo, que aqui se encontra desde o século XIII.