×
Pontos de Interesse no Concelho de Espinho
Igreja Paroquial de Paramos (Lomba)
Conhecida como Igreja de Santo Tirso, tem origem no século XIX. Contudo foi no século XII que se deu a construção da primeira igreja no local onde atualmente se situa o cemitério. A pia batismal é do século XVI, o cruzeiro no adro da igreja é do século XVIII, a feitura dos sinos e conclusão da obra da torre são do século XIX.
Junta da União de Freguesias de Anta e Guetim (Anta)
O nome de Anta provém dos monumentos megalíticos pré-históricos, fazendo supor que existem esta zona exemplos desses monumentos. A existência da localidade é referida em documentos dos séculos IX e XI e em 1037 já era documentado como Vila de Anta.
Junta de Freguesia de Paramos (Junqueira)
Uma povoação com uma grande antiguidade, comprovado pela existência de uma Castro e de uma Anta. O primeiro documento que realmente faz menção à Vila de Paramos é do início do século XI, do ano de 1013. No início do século XII ainda era vila e, no início da segunda metade deste mesmo século, Paramos já era freguesia.
Junta de Freguesia de Silvade (Silvalde)
Uma vila e freguesia chamadas Silvalde, ambas milenares com as raízes anteriores à formação da Nacionalidade. Uma localidade turística, dedicada a São Tiago, o que se deve ao facto de estar na rota de Santiago de Compostela, com os peregrinos aqui a pernoitarem.