Junta de Freguesia de Paramos
Antiga sede da Junta de Freguesia de Paramos, julho de 2022
Uma povoação com uma grande antiguidade, comprovado pela existência de uma Castro e de uma Anta. O primeiro documento que realmente faz menção à Vila de Paramos é do início do século XI, do ano de 1013. No início do século XII ainda era vila e, no início da segunda metade deste mesmo século, Paramos já era freguesia.

História

Junta de Freguesia de Paramos

Paramos, uma freguesia do litoral marítimo que remonta a sua existência para uma antiguidade com bases não só da existência do Castro de Ovil, como de uma Anta.

Contudo Paramos é também uma localidade que lhe permite uma certa abundância de referências documentais, que a remontam para o século IX, na sua ligação a uma Lagoa de Paramos, seguindo igualmente uma outra ligação da Sé de Coimbra em que a situa no século X.

No entanto o primeiro documento que realmente faz menção à Vila de Paramos é do início do século XI, do ano de 1013 mais concretamente, em que se tratava de um documento de doação de Pelágio Gonsalvo à sua mulher da herdade que possuía em Esmoriz.

Outros documentos seguiram-se na confirmação da existência da localidade, sabendo-se inclusivamente que no início do século XII ainda era vila e que, no início da segunda metade deste mesmo século, Paramos já era freguesia.

Entretanto, tudo corre de feição para a freguesia de Paramos, com dois ou três Senhores que, naquela altura, eram honrados e honravam a localidade ao ponto desta ser uma reitoria de apresentação dos Colégios da Companhia e das Artes de Coimbra, passando depois para a apresentação de Coimbra.

Também, com o foral que Santa Maria da Feira recebeu, aproveitou Paramos, inclusivamente o seu donatário foi o D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável e sereno herói de Aljubarrota. Assim foi uma história singular da vida de uma freguesia, que ainda hoje mantém a sua singularidade de freguesia, tendo-se mantido sozinha na reorganização administrativa de 2013.

Localização

Este ponto está situado na localidade Junqueira, na freguesia Paramos.

Coordenadas GPS: N 40 58.473' W 008 37.596'  (40.97455, -8.62660)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Paroquial de Paramos

Igreja Paroquial de Paramos - Visitar Portugal

(Distância: 274 m SE)
Conhecida como Igreja de Santo Tirso, tem origem no século XIX. Contudo foi no século XII que se deu a construção da primeira igreja no local onde atualmente se situa o cemitério. A pia batismal é do século XVI, o cruzeiro no adro da igreja é do século XVIII, a feitura dos sinos e conclusão da obra da torre são do século XIX.

Complexo Desportivo de Paramos

Complexo Desportivo de Paramos - Visitar Portugal

(Distância: 490 m E)

Capela de Nossa Senhora da Guia

Capela de Nossa Senhora da Guia - Visitar Portugal

(Distância: 614 m NW)
Situada à face da estrada nacional 109, a Capela de Nossa Senhora da Guia é uma construção do século XIX ou talvez XVIII, tendo uma reconstrução em 1897. Habitual nas igrejas nesta zona, a sineira sobrepõe-se à fachada principal, onde se destaca as imagens de Nossa Senhora da Guia e de São Sebastião.

Castro de Ovil

Castro de Ovil - Visitar Portugal

(Distância: 660 m NE)
Temos mais um exemplar de um castro do século II a I a.C., que se insere na tipografia Castreja da Idade do Ferro na Península Ibérica.

Parque Urbano Américo Magano

Parque Urbano Américo Magano - Visitar Portugal

(Distância: 744 m W)

Apeadeiro da CP de Paramos

Apeadeiro da CP de Paramos - Visitar Portugal

(Distância: 855 m W)

Capela do Senhor do Calvário

Capela do Senhor do Calvário - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)

gif