Uma vila chamada Silvalde que muito cedo atingiu a categoria de freguesia e igualmente como paróquia, ambas milenares com as raízes anteriores à formação da Nacionalidade.
A verdadeira origem do nome sempre foi ambígua. Os pergaminhos e outros documentos dão conta de uma carta de foral atribuída pelo rei D. Dinis em 1288. Séculos mais tarde surge um registo de "Santa Cruz de Silvalde" no foral de Santa Maria da Feira, atribuído pelo rei D. Manuel em 1514.
Não menos importante, que se deve ao orago e patrono da freguesia, São Tiago, deve-se ao facto de Silvalde estar na rota de Santiago de Compostela, e o que este acontecimento acarreta para a localidade com os peregrinos aqui a pernoitarem. Caminho este que remonta ao reinado do D. Dinis.
Este ponto está situado na localidade Silvalde, na freguesia Silvalde.
(Distância: 65 m S)
A edificação da Igreja de São Tiago Maior iniciou em 1903 e teve a sua finalização em 1906, tendo uma referência ao templo no século XI. As esculturas existentes na igreja remontam ao século XVIII. Só em 1939 foi colocada a imagem de São Tiago Maior no nicho na fachada principal.
(Distância: 259 m E)
(Distância: 288 m S)
(Distância: 529 m SW)
(Distância: 610 m SE)
(Distância: 646 m NW)
(Distância: 714 m N)
(Distância: 751 m NE)
(Distância: 770 m N)
(Distância: 771 m NE)