×
Pontos de Interesse no Concelho de Ponte de Lima
Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (Ponte de Lima)
A atual Igreja Matriz, dos meados do século XV, foi edificada sobre um outro templo que ali existiu, provavelmente dos séculos XII e XIII.
Igreja de Santa Marinha de Arcozelo (Barrosas)
A construção deste templo pode pertencer ao final da época românica, correspondendo ao período entre o final do século XII e inícios do XIII, quando D. Afonso Henriques o doou à Sé de Tuy.
Igreja de Santo António da Torre Velha (Antepaço)
A Igreja de Santo António é uma construção sobre uma antiga ermida. Foi ampliada no século XIX e tomou então a designação pela qual hoje é conhecida.
Igreja de São João Batista (Queijada)
A Igreja de São João Batista de Queijada teve a sua origem em meados do século XIII, por isso uma edificação românica, a cargo da Ordem dos Hospitalários.
Igreja de São João da Ribeira (Ribeira)
Uma Igreja do século XIII, correspondente ao período românico, é formada por nave única, capela-mor e capelas laterais. Destaca-se o arco triunfal e o retábulo da capela-mor.
Igreja de São Martinho de Friastelas (Friastelas)
A Igreja de São Martinho, do início do século XII, está muito alterada em relação à original embora mantendo alguns vestígios do tardo-românico.
Igreja de São Salvador de Rebordões (Rebordões de Souto)
A Igreja de São Salvador de Rebordões é referida como sendo do período românico, dos meados do século XIII, mas com obras no século XVIII que provocaram profundas alterações.
Igreja Matriz da Correlhã (Correlhã)
Esta igreja românica de São Tomé, do início do século XIII, sempre teve a função como sede da Paróquia desde a Idade Média até ao início do século XXI.