A devoção existente no período da Idade Média foi tão acentuada que levou à construção de muitas capelas, ermidas, padrões e outros monumentos. Estes eram criados em agradecimento de uma viagem feita são e salvo, ou de outros acontecimentos com sucesso, inclusivamente o atravessamento de todas as estruturas de rios, sendo estas, como se pode calcular, de importância de relevo.
Por esta razão, e neste caso, a Capela do Anjo da Guarda, ou Padrão de São Miguel, está edificada junto ao rio Lima e à ponte velha. Contudo, a data da sua edificação é totalmente desconhecida, tão pouco é a época específica, apesar de haver divergentes opiniões quanto a cronologia da obra.
Acreditando-se numa forte ligação com a ponte, as opiniões divergem entre o último quartel do século XIII e o decorrer do século XIV. Contudo é possível, e mediante a modesta e limitada existência de recursos artísticos, que possa pertencer ao tardo-românico e início do gótico.
De planta retangular e de uma só estrutura, é assente em colunas com uma cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas.
Dos quatro lados, três estão abertos. São formados por arcos apontados, sendo que o lado orientado a leste, virado para o rio, está coberto e serve de parede fundeira. No interior, neste lado, contém um pequeno altar, sobre duas mísulas, com a imagem do Arcanjo São Miguel.
Este monumento está inserido na Rota do Românico ao Gótico, do Portal de Ponte da Barca, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
O Padrão de São Miguel está desde 1978 classificado como Monumento Nacional
Este ponto está situado na localidade Antepaço, na freguesia Arcozelo.
Este Padrão está situado na margem norte junto do rio Lima, 60 metros a montante da ponte velha.
(Distância: 25 m W)
(Distância: 67 m S)
Ponte de Lima faz parte da rota dos Caminhos de Santiago de Compostela e faz questão de se manter como um dos seus símbolos.
(Distância: 68 m SW)
A Igreja de Santo António é uma construção sobre uma antiga ermida. Foi ampliada no século XIX e tomou então a designação pela qual hoje é conhecida.
(Distância: 84 m W)
(Distância: 120 m SE)
A ponte sobre o rio Lima, composta por duas partes, romana e medieval, entra nos elementos que mais contribuíram para o desenvolvimento da Vila.
(Distância: 130 m W)
(Distância: 304 m SE)
O Pelourinho que está junto do areal foi construído com base em elementos do original do século XVI, com exceção do brasão de armas que está na cópia, junto da Câmara Municipal.
(Distância: 314 m SE)
(Distância: 317 m SE)
No pequeno centro urbano histórico de Ponte de Lima, encontra-se ao centro do Largo de Camões o chafariz monumental do final do século XVI e princípios do XVII.
(Distância: 322 m NE)
Numa zona verdejante, no extremo norte da Vila e em paralelo com o rio Lima, chegamos ao pequeno templo religioso através da Alameda de São João.