Da pequena igreja sabe-se que, segundo o registo dos arquivos Distritais de Viana do Castelo, era dos muitos templos religiosos que se situavam a norte do Rio Lima que se subordinava ao Bispado de Tui.
As inquirições que se realizaram no reinado de D. Afonso III, o que aconteceu no ano de 1258, indicam que a igreja pode remontar ao início desse século, talvez aos finais do século anterior, o século XII.
O templo religioso, em granito, apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor de dimensões mais reduzidas que a nave.
É delimitada por pilastras de cunhais rematadas por pináculos piramidais. A fachada em empena triangular tem como rasgos o portal em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha. Está encimado por uma janela, a acompanhar a moldura em arco abatido, sendo também sobreposta por uma cimalha em granito.
Situada no lado esquerdo do templo e num plano um pouco mais recuado, a sineira é formada por dois sinos.
O cruzeiro está situado a poucos metros a norte da igreja.
Este ponto está situado na localidade São Pedro de Arcos, na freguesia São Pedro de Arcos.
Esta igreja está situada ao centro da localidade de Arcos, junto da estrada M525.
(Distância: 42 m N)
Este cruzeiro do século XVIII mostra uma rara beleza pela sua linha escultórica, chegando a ser considerado um dos mais significativos cruzeiros do país.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
O Pelourinho da freguesia de Bertiandos está situado no terreiro do Solar com o mesmo nome. Pertence a dois períodos distintos, ao romano e à centúria seiscentista.
(Distância: 2 km E)
Sobejamente conhecida por todo o norte de Portugal, o Solar de Bertiandos é uma das maravilhosas casas senhoriais do concelho de Ponte de Lima. Tem a particularidade de ser formado por três conjuntos habitacionais.
(Distância: 2 km E)