×
Pontos de Interesse no Concelho de Peniche
Igreja Matriz da Consolação (Consolação)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.
Igreja Matriz de Atouguia da Baleia (Atouguia da Baleia)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.
Igreja Nossa Senhora da Conceição (Atouguia da Baleia)
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.
Igreja Nossa Senhora da Conceição (Peniche)
Originalmente edificada ao mártir S. Sebastião, é incerta a fundação deste templo. Foi vítima de constantes reformas, que contribuíram para uma mudança de caraterísticas da igreja primitiva para o que se vê na atualidade.
Muralhas de Peniche (Peniche)
É a única porta das muralhas com que Peniche nos recebe, uma antiguidade do século XVI que serviu para a defesa da cidade juntamente com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista das Berlengas.
Muralhas e Portas da Cidade (Peniche)
As muralhas de Peniche foram construídas no século XVI para defenderem a cidade em conjunto com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista, nas Berlengas.
Palácio dEl-Rei (Serra dEl-Rei)
Também conhecido como Paço D. Pedro I, este nome pode mostrar que a sua edificação foi atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV.
Pelourinho de Atouguia da Baleia (Atouguia da Baleia)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.
Praia da Consolação (Consolação)
Praia da Consolação junto do forte.
Rua Principal (Serra dEl-Rei)
Esta é a rua que atravessa a vila de Serra d´EL Rei, uma pequena localidade que vive no presente com um passado bem presente na memória dos locais.