Contudo só mais tarde a igreja foi edificada, e esta deve-se à ocorrência de um milagre no ano de 1693, relacionado com a imagem muito antiga da Nossa Senhora da Conceição.
Por esta razão, e com o apoio da Rainha D. Maria Sofia de Neuburgo e a expensas da Misericórdia local, teve início a construção da igreja, estando as obras concluídas em 1698.
A Igreja apresenta uma planta retangular formada de nave única e capela-mor com uma fachada principal ladeada por duas torres sineiras ligadas por arcos de volta perfeita que antecedem o portal, e três janelas do coro em verga reta.
É encimada por uma janela em círculo com remate em frontão contracurvo. As partes laterais também são formadas por arcos de volta perfeita.
No interior a nave possui um coro-alto apoiado em duas colunas em mármore rosa. Apresenta duas capelas laterais e o arco triunfal que a separa da capela-mor tem no seu retábulo-mor embutidos de mármore finos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Atouguia da Baleia, na freguesia Atouguia da Baleia.
(Distância: 117 m E)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.
(Distância: 287 m N)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.
(Distância: 300 m N)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.
(Distância: 604 m E)
Situado num lugar chamado Coimbrã, este cruzeiro foi erguido no ano de 1525 por um senhor muito devoto chamado de António da Costa.
(Distância: 2 km SE)
Existe há cerca de 600 anos esta igreja de Santa Bárbara em Reinaldes, mandada construir por D. Pedro I para pagamento de uma promessa.
(Distância: 3 km W)
Praia da Consolação junto do forte.
(Distância: 3 km SW)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.
(Distância: 3 km SW)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
(Distância: 5 km E)
Também conhecido como Paço D. Pedro I, este nome pode mostrar que a sua edificação foi atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV.
(Distância: 5 km E)
Também conhecida como Igreja Paroquial de Serra D´El Rei, está situada no centro da pequena vila desde o século XVII, seguindo por isso um estilo maneirista.