Em 1758 foi dada a ordem de construção do farol, por alvará pombalino, sendo a construção terminada em 1841. Iniciou o seu funcionamento no ano seguinte. Nove anos depois são construídos os edifícios anexos ao farol.
Em 1897 é instalado um aparelho ótico hiper-radiante de Fresnel, um dos dois existentes em faróis portugueses, estando o outro no Farol do Cabo de São Vicente, Algarve. Em 1985 este aparelho foi substituído por um pedestal rotativo, enquanto o do Algarve continua atualmente em funcionamento.
Em 1926 o sistema foi eletrificado com o auxílio de geradores, automatizado em 1985 e substituída a fonte de energia por painéis solares em 2000 quando é também substituído o sistema rotativo.
Em 1975 os faroleiros são transferidos para o Farol do Cabo Carvoeiro.
Este ponto está situado na localidade Berlenga, na freguesia Peniche.
(Distância: 422 m S)
Forte de São João Baptista, na Ilha Berlenga
(Distância: 11 km SE)
O Farol do Cabo Carvoeiro está situado no extremo sudoeste da Península de Peniche. Construído pelo alvará pombalino de 1758, entrou em funcionamento em 1790.
(Distância: 11 km SE)
Com as denominações de Ermida ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, é um templo religioso ligado às romarias. Sem época definida de edificação, a estrutura atual remonta ao século XVII.
(Distância: 12 km SE)
A Fonte do Rosário aparece em Peniche no século XVI em que se assistiu a grandes melhoramentos no País, na captação e condução das águas às populações.
(Distância: 12 km SE)
Esta ermida foi construída no século XVIII. Situa-se na zona sul da cidade, na encosta junto da praia sul.
(Distância: 12 km SE)
Sem qualquer informação sobre esta capela, os pormenores mais notados são a escadaria que antecede a entrada e a pequena sineira.
(Distância: 13 km SE)
Desconhecendo-se a data da sua edificação, em 1505 a existência deste templo religioso já era certa pois foi no ano em que se instituiu a Irmandade de São Pero Gonçalves Telmo.
(Distância: 13 km SE)
Originalmente edificada ao mártir S. Sebastião, é incerta a fundação deste templo. Foi vítima de constantes reformas, que contribuíram para uma mudança de caraterísticas da igreja primitiva para o que se vê na atualidade.
(Distância: 13 km SE)
As muralhas de Peniche foram construídas no século XVI para defenderem a cidade em conjunto com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista, nas Berlengas.
(Distância: 13 km SE)
É a única porta das muralhas com que Peniche nos recebe, uma antiguidade do século XVI que serviu para a defesa da cidade juntamente com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista das Berlengas.