De planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor com uma fachada delimitada por cunhais de pilastras rematada em frontão triangular e ladeada por duas torres sineiras quadrangulares. O pano central apresenta um rasgo do portal principal em verga reta.
O interior apresenta um coro alto e duas portas laterais que dão acesso às torres sineiras. Possui dois púlpitos, um de cada lado, em mármore rosado e cinza. Tem-se acesso à capela-mor através de um arco de volta perfeita. A nave e capela estão cobertas de azulejos de azul e branco com motivos alusivos à vida da Nossa Senhora.
Este ponto está situado na localidade Consolação, na freguesia Atouguia da Baleia.
(Distância: 114 m W)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
(Distância: 299 m N)
Praia da Consolação junto do forte.
(Distância: 3 km NE)
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.
(Distância: 3 km NE)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.
(Distância: 3 km NE)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.
(Distância: 3 km NE)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.
(Distância: 4 km NW)
O projeto de fortificação iniciou-se com D. João III na construção de uma fortaleza na península de Peniche, mas só na segunda metade do séc. XVI é que teve início, sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, Conde de Atouguia.
(Distância: 4 km NE)
Situado num lugar chamado Coimbrã, este cruzeiro foi erguido no ano de 1525 por um senhor muito devoto chamado de António da Costa.
(Distância: 4 km NW)
Foi edificada no século XV a Capela do Espírito Santo, e foi precisamente no lugar desta que, em 1589, se fundou a Igreja de São Pedro, que estaria concluída em 1593.
(Distância: 4 km NW)
Câmara Municipal de Peniche - Largo do Município, 2520-239 Peniche