São estas duas as únicas referências deste cruzeiro manuelino.
O cruzeiro e o templete que o protege são as duas peças distintas que formam a obra. No primeiro, a cruz assenta num fuste cilíndrico e de capitel vegetalista de motivos entrançados com o coroamento esculpido em duas faces.
De um lado com a representação da Paixão de Cristo temos a figura de Jesus, sendo do outro a representação da Virgem Maria na figura de uma Pietá. Os braços terminam em composições de flôr-de-lis, sendo coroado por um pelicano, formando assim um conjunto escultórico de assinalável qualidade.
O templete, de planta quadrangular, é aberto nos quatros lados por vãos em arco abatido, alternando entre portas e janelas. Possui uma cobertura piramidal de verticalismo pronunciado. Ao contrário do cruzeiro, o templete corresponde aos finais do século XVI.
Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Atouguia da Baleia, na freguesia Atouguia da Baleia.
(Distância: 488 m SW)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.
(Distância: 561 m W)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.
(Distância: 567 m W)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.
(Distância: 604 m W)
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.
(Distância: 2 km SE)
Existe há cerca de 600 anos esta igreja de Santa Bárbara em Reinaldes, mandada construir por D. Pedro I para pagamento de uma promessa.
(Distância: 4 km W)
Praia da Consolação junto do forte.
(Distância: 4 km SW)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.
(Distância: 4 km SW)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
(Distância: 4 km E)
Também conhecido como Paço D. Pedro I, este nome pode mostrar que a sua edificação foi atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV.
(Distância: 4 km E)
Também conhecida como Igreja Paroquial de Serra D´El Rei, está situada no centro da pequena vila desde o século XVII, seguindo por isso um estilo maneirista.