Desenvolveu-se também na construção naval, devido à situação privilegiada na defesa da costa. Foi contratado o genovês Manuel Pessanha, tornando-se no primeiro Almirante de Portugal pelo rei para organizar a marinha.
O atual pelourinho foi erguido após o foral novo outorgado por D. Manuel I em 1510, situando-se em frente da Igreja de São Leonardo.
Ergue-se sobre um soco de quatro degraus quadrangulares com a base da coluna num troço quadrado e duas molduras circulares, com redução de dimensões na altura. O fuste é cilíndrico e liso, sendo dividido por um anel a meia altura.
Para remate um capitel também prismático que foi profusamente ornamentado, embora o desgaste tenha destruído os lavrados, onde se incluía a heráldica régia e concelhia.
O pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1933.
Este ponto está situado na localidade Atouguia da Baleia, na freguesia Atouguia da Baleia.
(Distância: 14 m S)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.
(Distância: 290 m SE)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.
(Distância: 300 m S)
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.
(Distância: 567 m E)
Situado num lugar chamado Coimbrã, este cruzeiro foi erguido no ano de 1525 por um senhor muito devoto chamado de António da Costa.
(Distância: 3 km SE)
Existe há cerca de 600 anos esta igreja de Santa Bárbara em Reinaldes, mandada construir por D. Pedro I para pagamento de uma promessa.
(Distância: 3 km SW)
Praia da Consolação junto do forte.
(Distância: 3 km SW)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.
(Distância: 3 km SW)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
(Distância: 5 km E)
Também conhecido como Paço D. Pedro I, este nome pode mostrar que a sua edificação foi atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV.
(Distância: 5 km E)
Também conhecida como Igreja Paroquial de Serra D´El Rei, está situada no centro da pequena vila desde o século XVII, seguindo por isso um estilo maneirista.