×
Pontos de Interesse no Concelho de Peniche
Fonte de Nossa Senhora da Conceição (Atouguia da Baleia)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.
Fonte do Rosário (Peniche)
A Fonte do Rosário aparece em Peniche no século XVI em que se assistiu a grandes melhoramentos no País, na captação e condução das águas às populações.
Fortaleza de Peniche (Peniche)
O projeto de fortificação iniciou-se com D. João III na construção de uma fortaleza na península de Peniche, mas só na segunda metade do séc. XVI é que teve início, sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, Conde de Atouguia.
Forte da Consolação (Consolação)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
Forte de São João Baptista (Berlenga)
Forte de São João Baptista, na Ilha Berlenga
Igreja da Misericórdia de Peniche (Peniche)
Edifício do século XVII, no centro histórico de Peniche, confina com o hospital e restantes dependências da Ordem da Misericórdia.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Peniche)
Desconhecendo-se a data da sua edificação, em 1505 a existência deste templo religioso já era certa pois foi no ano em que se instituiu a Irmandade de São Pero Gonçalves Telmo.
Igreja de Santa Bárbara (Reinaldes)
Existe há cerca de 600 anos esta igreja de Santa Bárbara em Reinaldes, mandada construir por D. Pedro I para pagamento de uma promessa.
Igreja de São Pedro (Peniche)
Foi edificada no século XV a Capela do Espírito Santo, e foi precisamente no lugar desta que, em 1589, se fundou a Igreja de São Pedro, que estaria concluída em 1593.
Igreja de São Sebastião (Serra dEl-Rei)
Também conhecida como Igreja Paroquial de Serra D´El Rei, está situada no centro da pequena vila desde o século XVII, seguindo por isso um estilo maneirista.