×
Pontos de Interesse no Concelho de Alandroal
Igreja da Misericórdia (Alandroal)
Constituída por duas igrejas contíguas, uma do século XVI e outra do século XVII ou XVIII, a primeira conserva a forma original de nave única e a nova igreja apresenta na fachada principal as armas de D. João V. No interior salientam-se o retábulo-mor em talha dourada e os painéis de azulejos de estilo barroco-rococó.
Igreja da Misericórdia de Terena (Terena)
Não se conhece verdadeiramente a data exacta da fundação desta Igreja em Terena, mas crê-se que seja da segunda metade do século XVI.
Igreja de Nossa Senhora da Graça (Alandroal)
Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Matriz de Alandroal, foi mandada construir no século XIII, mas que o tempo transformou com sucessivas remodelações. Durante o século XVIII é construído o trono e consolidada a fachada principal, após o terramoto de 1755. No século XIX dá-se a construção do portal e a construção do primeiro sino da torre.
Igreja de Nossa Senhora de Fátima (São Brás de Matos)
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, uma construção do século XX, é atualmente considerada como Paroquial de São Brás de Matos, substituindo a antiga Igreja Paroquial que se situa a 2500 metros de distância. A entrada é antecedida por um alpendre onde se ergue a torre sineira.
Igreja Matriz de Santiago Maior (Aldeia dos Marmelos)
Uma construção possivelmente do final do século XV ou início do XVI, a Igreja Matriz de Santiago Maior, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, destaca-se pela sineira tripla sobre a galilé que antecede a fachada e o cruzeiro situado no adro, à frente da entrada.
Igreja Matriz de Santo António (Ferreira de Capelins)
Santo António, orago e protetor da freguesia com o mesmo nome da igreja, nome que se manteve até ao século XIX, sendo depois Santo António de Capelins e finalmente substituído por Capelins. Destaca-se a fachada encimada pela sineira terminada numa cruz ladeada por pináculos.
Igreja Matriz de São Pedro (Terena)
De acordo com testemunhos a Igreja Matriz original é anterior a 1394, sendo a atual uma construção do século XVI. Situada na elevação mais alta da vila, sofreu campanhas de obras, principalmente após o terramoto de 1755, em que esta igreja quinhentista sofreu a maior alteração.
Igreja Paroquial de São Brás dos Matos (São Brás de Matos)
No primeiro terço do século XVI realizou-se a construção da capela-mor, e no século XVIII realiza-se a correção e ampliação do adro e a doação do sino de bronze por parte do então Bispo de Elvas. Situada cerca de 2000 metros afastada da localidade, foi por este motivo substituída como paroquial por outra igreja.
Interior da Fortaleza de Juromenha (Juromenha)
Estrategicamente situada em posição de guerra, no seu interior existem duas Igrejas, a da Misericórdia e a Matriz, a prisão, os Paços do Concelho, a Casa do Governador, a Torre de Menagem.
Junta de Freguesia de Alandroal (Alandroal)
A história de Alandroal mistura-se com a do Concelho, surgindo as suas primeiras referências após a Nacionalidade. Fundada no século XIII por D. Lourenço, Mestre de Avis, foi elevada a vila por carta de foral de D. João II em 1486.