×
Pontos de Interesse no Concelho de Idanha-a-Nova
Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo (Salvaterra do Extremo)
É um templo de cariz medieval, tendo sofrido uma grande renovação no séc. XVI em que a fachada principal foi refeita passando a ostentar um portal axial de arco de volta perfeita.
Pelourinho de Idanha-a-Velha (Idanha-a-Velha)
Constituído por um fuste oitavado, delgado, assenta sobre uma plataforma de três degraus circulares e é coroado por capitel redondo decorado com elementos típicos do reinado de D. Manuel.
Pelourinho de Penha Garcia (Penha Garcia)
De fuste cilíndrico e liso, encontra-se coroado por uma peça cónica boleada encontrando-se no cimo com dois escudos, um com as armas nacionais e outro com cinco flores-de-lis e rosetas entre as volutas.
Pelourinho de Proença-a-Velha (Proença-a-Velha)
Símbolo das regalias locais no Portugal antigo, o Pelourinho de Proença mantém-se ainda hoje frente à Casa da Câmara, no Largo da Praça.
Pelourinho de Rosmaninhal (Rosmaninhal)
A Rosmaninhal foi-lhe atribuído o seu pelourinho devido à sua posição estratégica geográfica, estando próximo da fronteira com a Espanha.
Pelourinho de Salvaterra do Extremo (Salvaterra do Extremo)
De fuste liso, assenta numa base de três degraus quadrangulares de aresta. Em cima do fuste tem uma forma octogonal com um capitel, molduras salientes na zona inferior e no topo.
Pelourinho de Segura (Segura)
Construído na época da atribuição do foral manuelino, o pelourinho, assente sobre um soco de dois degraus quadrados, ergue-se numa plataforma circular semiembutida no pavimento desnivelado.
Pelourinho e Igreja da Misericórdia (Monsanto)
Pelourinho, Imóvel de Interesse Público desde 1933, do séc. XVI, de estilo manuelino, e a Igreja da Misericórdia, maneirista do séc. XVI, com uma planta longitudinal composta por nave e sacristia.
Ponte Romana (Idanha-a-Velha)
Uma ponte romana de quatro arcos datada do século I a.C., fundada pelo Imperador Augusto.
Ruínas Romanas de Idanha-a-Velha (Idanha-a-Velha)
Estas ruínas pertencentes à estação arqueológica estão situadas em anexo à Sé Catedral.
São vestígios da era romana, em que esta cidade se chamava Egitânea.