Esta é das poucas ou única fonte da vila que verte água fresquinha, que pode não ter o mesmo significado para os habitantes como para quem visita aquela localidade.
Com efeito, uma fonte que foi construída para fornecer água para a população atualmente tem a mesma importância do tempo em que foi edificada.
Num terreno acidentado onde está situada, e para quem percorrer estas ruas sinuosas ou até mesmo para quem pretender subir até ao castelo, esta fonte é o ponto de reabastecimento das forças, da água e de atenuar a sede.
Claro que estou a referir principalmente no período de verão, atingindo elevadas temperaturas nesta zona da Beira Baixa.
Este ponto está situado na localidade Penha Garcia, na freguesia Penha Garcia.
(Distância: 66 m E)
De fuste cilíndrico e liso, encontra-se coroado por uma peça cónica boleada encontrando-se no cimo com dois escudos, um com as armas nacionais e outro com cinco flores-de-lis e rosetas entre as volutas.
(Distância: 187 m E)
Acredita-se que o castelo tenha sido edificado pelos templários, sobre um fortificação romana, e que teve o seu início num castro pré-histórico.
(Distância: 394 m NE)
Para aqueles visitantes que passam por Penha Garcia fica a ideia de como foi possível a existência de uma povoação num terreno acidentado e abrupto em granito.
(Distância: 8 km W)
Do século XVI, apresenta uma fachada de estilo renascentista com um pequeno campanário.
(Distância: 8 km W)
Estas Sepulturas estão situadas próximo da Capela de São Miguel do Castelo, formando um grupo de treze sepulturas, também como a capela do século XII pertencente à época do românico.
(Distância: 8 km W)
Ou Capela de São Miguel do Castelo, de enquadramento rural isolado e a meia encosta, está situada extramuros ao castelo num espaço circundante.
(Distância: 8 km W)
Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador, templo da época do séc. XV/XVI, foi erguida para substituir a antiga matriz, a Capela de São Miguel do Castelo.
(Distância: 8 km W)
Este castelo tem fama da resistência dos ataques como dos árabes, castelhanos e franceses, e dos sete anos do tempo do famoso Viriato.
(Distância: 8 km W)
Uma pequena gruta situada na Rua do Castelo, pois fica a caminho do castelo da vila.
(Distância: 8 km W)
Pelourinho, Imóvel de Interesse Público desde 1933, do séc. XVI, de estilo manuelino, e a Igreja da Misericórdia, maneirista do séc. XVI, com uma planta longitudinal composta por nave e sacristia.