Grandes rochas com espaços livres nas suas bases, completamente ocas no seu interior, que se misturam com a restante arquitetura local. Algumas destas construções conhecidas como "casas de uma só telha", são na verdade verdadeiras construções com uma identidade própria, adaptada à rude geografia.
Não deixa de ser um ponto de interesse para a vila.
Este ponto está situado na localidade Monsanto, na freguesia Monsanto e Idanha-a-Velha.
(Distância: 132 m S)
Este castelo tem fama da resistência dos ataques como dos árabes, castelhanos e franceses, e dos sete anos do tempo do famoso Viriato.
(Distância: 143 m E)
Ou Capela de São Miguel do Castelo, de enquadramento rural isolado e a meia encosta, está situada extramuros ao castelo num espaço circundante.
(Distância: 159 m SE)
Estas Sepulturas estão situadas próximo da Capela de São Miguel do Castelo, formando um grupo de treze sepulturas, também como a capela do século XII pertencente à época do românico.
(Distância: 220 m N)
Pelourinho, Imóvel de Interesse Público desde 1933, do séc. XVI, de estilo manuelino, e a Igreja da Misericórdia, maneirista do séc. XVI, com uma planta longitudinal composta por nave e sacristia.
(Distância: 222 m N)
Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador, templo da época do séc. XV/XVI, foi erguida para substituir a antiga matriz, a Capela de São Miguel do Castelo.
(Distância: 229 m NW)
Esta capela é datada do séc. XVI, em estilo manuelino. É composta de uma planta longitudinal com uma nave e uma capela-mor mais estreita.
(Distância: 240 m N)
Datada do século XV, esta torre poderá ter sido uma torre de vigia da nova povoação que desceu do alto no século XV/XVI e que se desenvolveu à volta da Igreja Matriz.
(Distância: 338 m NE)
Do século XVI, apresenta uma fachada de estilo renascentista com um pequeno campanário.
(Distância: 5 km SW)
Na aldeia histórica de Idanha-a-Velha que, séculos atrás, foi a poderosa Egitânia, está preservado um acervo único de monumentos e vestígios de tempos ancestrais.
(Distância: 5 km SW)
Capela do século XVIII, construída em 1743, de estilo maneirista. Este templo foi adaptado para galeria de exposições, após de ter sofrido obras de restauro entre 2000-2001.