D. Dinis tornou válida essa referência ao isentar os habitantes de Segura do pagamento de impostos, na condição de construírem um castelo. Duas décadas depois o castelo e a vila e os seus domínios foram doados à Ordem de Cristo.
Sob o reinado de D. Fernando, este doou a vila e os domínios desta e o castelo ao Frei Nuno Martins, que iniciou uma edificação de uma barbacã, defesa que se articulava com fosso. As suas muralhas eram reforçadas pelo menos por seis torres.
Uma Torre de Menagem erguia-se, adossada ao perímetro interno das muralhas, hoje desaparecidas.
De estilo gótico, pode ser identificada a sua configuração medieval de planta oval.
Este monumento está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Segura, na freguesia Zebreira e Segura.
(Distância: 132 m E)
Construído na época da atribuição do foral manuelino, o pelourinho, assente sobre um soco de dois degraus quadrados, ergue-se numa plataforma circular semiembutida no pavimento desnivelado.
(Distância: 245 m SE)
Templo de estilo manuelino, provavelmente construído no séc. XVI, veio a sofrer diversas ampliações e modificações nos séculos seguintes.
(Distância: 8 km NE)
A Torre Sineira de Salvaterra do Extremo está anexada ao edifício da antiga câmara, que já teve escolas do ensino primário, a prisão e os postos da G.N.R. e da Guarda Fiscal.
(Distância: 8 km NE)
De fuste liso, assenta numa base de três degraus quadrangulares de aresta. Em cima do fuste tem uma forma octogonal com um capitel, molduras salientes na zona inferior e no topo.
(Distância: 8 km NE)
O conjunto da Misericórdia de Salvaterra do Extremo foi uma das primeiras misericórdias a surgir no território português, no ano de 1505, sendo o início desta instituição do ano de 1498.
(Distância: 8 km NE)
É um templo de cariz medieval, tendo sofrido uma grande renovação no séc. XVI em que a fachada principal foi refeita passando a ostentar um portal axial de arco de volta perfeita.
(Distância: 14 km SW)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, seiscentista com uma planta longitudinal, composta por três naves divididas por cinco tramos.
(Distância: 14 km SW)
A Rosmaninhal foi-lhe atribuído o seu pelourinho devido à sua posição estratégica geográfica, estando próximo da fronteira com a Espanha.
(Distância: 19 km NW)
Este Santuário, a poucos quilómetros da sede do concelho, é local de romarias, sendo a mais importante quinze dias depois do Domingo de Páscoa.
(Distância: 23 km NW)
Uma ponte romana de quatro arcos datada do século I a.C., fundada pelo Imperador Augusto.