Rosmaninhal conseguiu o foral em 1510 por D. Manuel.
O pelourinho ergue-se de um soco de três degraus circulares de boa altura e de fatura tosca.
Tem base hexagonal, sobre a qual se levanta a coluna de fuste composto de três colunetos torsos.
O remate assenta diretamente sobre a coluna e é formado por uma pinha em dois troços decoradas com bolas e cordas, de onde se destacam quatro escudos de armas, sendo um já ilegível. Os restantes figuram a Cruz de Cristo e um escudo do reino, e uma esfera armilar compondo a tradicional heráldica manuelina.
Este imóvel está classificado de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Rosmaninhal, na freguesia Rosmaninhal.
(Distância: 102 m NE)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, seiscentista com uma planta longitudinal, composta por três naves divididas por cinco tramos.
(Distância: 14 km NE)
Uma torre de menagem e uma entrada, é o que resta de uma fortaleza que aqui existiu. Sem qualquer referência do seu início, apenas que é dos primeiros anos da Monarquia Portuguesa.
(Distância: 14 km NE)
Templo de estilo manuelino, provavelmente construído no séc. XVI, veio a sofrer diversas ampliações e modificações nos séculos seguintes.
(Distância: 14 km NE)
Construído na época da atribuição do foral manuelino, o pelourinho, assente sobre um soco de dois degraus quadrados, ergue-se numa plataforma circular semiembutida no pavimento desnivelado.
(Distância: 21 km N)
Este Santuário, a poucos quilómetros da sede do concelho, é local de romarias, sendo a mais importante quinze dias depois do Domingo de Páscoa.
(Distância: 23 km NE)
A Torre Sineira de Salvaterra do Extremo está anexada ao edifício da antiga câmara, que já teve escolas do ensino primário, a prisão e os postos da G.N.R. e da Guarda Fiscal.
(Distância: 23 km NE)
De fuste liso, assenta numa base de três degraus quadrangulares de aresta. Em cima do fuste tem uma forma octogonal com um capitel, molduras salientes na zona inferior e no topo.
(Distância: 23 km NE)
O conjunto da Misericórdia de Salvaterra do Extremo foi uma das primeiras misericórdias a surgir no território português, no ano de 1505, sendo o início desta instituição do ano de 1498.
(Distância: 23 km NE)
É um templo de cariz medieval, tendo sofrido uma grande renovação no séc. XVI em que a fachada principal foi refeita passando a ostentar um portal axial de arco de volta perfeita.
(Distância: 24 km NW)
Uma pequena capela na localidade de Senhora da Graça, a menos de um quilómetro da sede do concelho, pensa-se ter sido construída no século XVI ou XVII.