Os pelourinhos têm o seu significado das suas existências, e cada um deles com uma existência diferente.
Este teve a sua função, e até pode-se dizer que foi muito importante para a população da Idanha-a-Velha. Pode-se considerar como elemento mais importante e fundamental, pois assim mostrava a sua autoridade municipal.
Com efeito, esta importância serviu de uma tentativa de repovoamento desta vila, por parte do monarca D. Manuel I, contribuindo com dinheiro para a construção da Igreja Matriz, aproveitando assim a antiga cidade romana que em tempos ali existiu.
Termina o pelourinho com uma esfera armilar e com as armas reais e a Cruz de Cristo.
Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Idanha-a-Velha, na freguesia Monsanto e Idanha-a-Velha.
(Distância: 7 m W)
Igreja da Misericórdia de Idanha-a-Velha, igreja do séc. XVII, de estilo maneirista. A sua planta é longitudinal, de uma só nave, com uma capela-mor, uma sacristia e um campanário adossados.
(Distância: 77 m E)
Capela do século XVIII, construída em 1743, de estilo maneirista. Este templo foi adaptado para galeria de exposições, após de ter sofrido obras de restauro entre 2000-2001.
(Distância: 79 m S)
Esta estrutura é um edifício militar de planta retangular, onde foi construído o fórum da cidade romana. Esta torre está assente em podium de um templo romano, possivelmente dedicado a Vénus.
(Distância: 81 m W)
Esta construção é presumivelmente contemporânea da elevação da cidade à dignidade episcopal, em data incerta mas durante o domínio suevo.
(Distância: 110 m W)
Estas ruínas pertencentes à estação arqueológica estão situadas em anexo à Sé Catedral.
São vestígios da era romana, em que esta cidade se chamava Egitânea.
(Distância: 121 m NW)
Na aldeia histórica de Idanha-a-Velha que, séculos atrás, foi a poderosa Egitânia, está preservado um acervo único de monumentos e vestígios de tempos ancestrais.
(Distância: 146 m SE)
Uma ponte romana de quatro arcos datada do século I a.C., fundada pelo Imperador Augusto.
(Distância: 5 km NE)
Este castelo tem fama da resistência dos ataques como dos árabes, castelhanos e franceses, e dos sete anos do tempo do famoso Viriato.
(Distância: 5 km NE)
Uma pequena gruta situada na Rua do Castelo, pois fica a caminho do castelo da vila.
(Distância: 5 km NE)
Estas Sepulturas estão situadas próximo da Capela de São Miguel do Castelo, formando um grupo de treze sepulturas, também como a capela do século XII pertencente à época do românico.