×
Pontos de Interesse no Concelho de Guimarães
Igreja Velha de Santa Maria de Corvite (Corvite)
A atual edificação corresponde ao século XVI, de invocação à Nossa Senhora do Ó.
Igreja Velha de São Cipriano (Tabuadelo e São Faustino (Freguesia))
Mais um verdadeiro achado de um templo de dimensões reduzidas que espelha o testemunho do românico rural e tardio entre o Douro e o Minho.
Igreja Velha de São Torcato (Assento)
Remonta a 951, ano em que foi referenciado no testamento de Ramiro II, dando a conhecer a existência de uma capela do santo anexa à do São Torcato.
Largo do Toural (Guimarães)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.
Paço de São Cipriano (Tabuadelo e São Faustino (Freguesia))
Tendo em conta que a primeira menção ao Paço de São Cipriano data de 1415, este terá sido construído no século XV ou antes.
Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.
Padrão do Salado (Guimarães)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.
Ponte Romana das Taipas (Caldas das Taipas)
É uma ponte de granito com sessenta metros de comprimentos, assente em trinta e quatro pilares baixos, com três metros e meio de largura.
Ponte Românica de Roldes (Fermentões)
Também chamada de Caneiros, está situada em Roldes, nome pelo qual é conhecida, mesmo à saída de Guimarães na estrada de Braga.
Praça de São Tiago (Guimarães)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.