No espaço do dito templo há um paralelo de duas épocas com uma diferença de cerca de dois mil anos. Por isso, é difícil não referir este, uma vez que o outro se refere à Ara de Trajano. Contudo, este edifício religioso de nova edificação, situa-se em 1915 com uma nova perspetiva do gosto moderno.
Mandada edificar pelo Conde de Agrolongo, mostra-nos a sua linha esbelta mas de linhas clássicas.
De planta retangular de uma só nave, tem a sua torre sineira incorporada na fachada central, servindo-se da base desta para o acesso ao interior, em arco de volta perfeita. É encimada por um janelão, iluminando o interior e o coro-alto.
As sineiras são apresentadas para sul com duas na frente, sendo nas laterais constituídas por uma cada. A cobertura é em estilo piramidal. A entrada é antecedida por uma cobertura em granito e aberto nos três lados, com acesso por três degraus.
Este ponto está situado na localidade Caldas das Taipas, na freguesia Caldelas.
(Distância: 28 m W)
Este monumento, que acaba por se tornar devocional, constitui o único ou um dos poucos exemplares conhecidos no noroeste peninsular, referente aos anos entre 98 e 117 d.C.
(Distância: 123 m NE)
Muito cedo as termas de Caldas das Taipas foram descobertas pelas suas águas sulfurosas, contribuindo para diversos tratamentos.
(Distância: 539 m S)
É uma ponte de granito com sessenta metros de comprimentos, assente em trinta e quatro pilares baixos, com três metros e meio de largura.
(Distância: 3 km SE)
A atual edificação corresponde ao século XVI, de invocação à Nossa Senhora do Ó.
(Distância: 4 km SE)
Também chamada de Caneiros, está situada em Roldes, nome pelo qual é conhecida, mesmo à saída de Guimarães na estrada de Braga.
(Distância: 5 km NE)
A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, do século I a.C., situado no alto do monte de São Romão, concelho de Guimarães.
(Distância: 5 km NW)
Este pequeno templo religioso está situado perto da estação arqueológica e no topo do monte com o mesmo nome.
(Distância: 5 km NW)
O nome desta capela deve-se ao fato de existir nas proximidades uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão.
(Distância: 5 km NW)
O nome desta capela deve-se ao fato de existir nas proximidades uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão.
(Distância: 5 km NW)
A Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra, construção do século XVIII, está localizada no ponto mais alto do monte de Falperra.