×
Pontos de Interesse no Concelho de Guimarães
Antigos Paços do Concelho (Guimarães)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.
Ara de Trajano (Caldas das Taipas)
Este monumento, que acaba por se tornar devocional, constitui o único ou um dos poucos exemplares conhecidos no noroeste peninsular, referente aos anos entre 98 e 117 d.C.
Camélia-japoneira (Margaride)
Uma árvore com 300 anos, está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães. O cuidado de que foi alvo ao longo dos séculos levou à forma geométrica atual, estando integrada num jardim histórico. Está classificada de Interesse Público desde 2022.
Campo da Ataca (Oliveiras)
O Campo de Ataca é tão importante historicamente quanto devia estar sinalizado, representando o local da Batalha de São Mamede.
Capela de Santa Marta do Leão (Longos)
O nome desta capela deve-se ao fato de existir nas proximidades uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão.
Capela de São João de Calvos (Codeçal)
Atualmente está denominada como capela, contudo este pequeno templo religioso servia uma freguesia medieval como igreja, cujo poder foi perdendo até ao final da época medieval.
Capela de São Miguel (Guimarães)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.
Castelo e Torre de Menagem (Guimarães)
Este castelo é um dos símbolos mais representativos de Portugal como a não menos importante figura da nação como é a de D. Afonso Henriques, que mudou o rumo desta parte do território.
Chafariz do Carmo (Guimarães)
Situado no Jardim ou Largo do Carmo, o Chafariz Renascentista, do séc. XVI, com três taças, enquadra-se com os Palácios e Convento do Carmo.
Citânia de Briteiros (Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia (Freguesia))
A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, do século I a.C., situado no alto do monte de São Romão, concelho de Guimarães.