O Campo de Ataca é tão importante historicamente quanto devia estar sinalizado.
De fato o lugar poderá não chamar o interesse a qualquer pessoa, porque simplesmente não mostra o que é e não mostra qualquer ligação com a história. Contudo, se relacionarmos este local com a Batalha de São Mamede, ocorrida em 24 de Junho de 1128, compreende-se que já entra no conhecimento de muitas pessoas interessadas em história de Portugal.
Quase mil anos se passaram, podendo haver dúvidas quanto ao seu local, mas não fugindo muito à razão.
Para esclarecer quaisquer dúvidas, este passou a ser considerado o local onde D. Afonso Henriques conseguiu levar de vencida os espanhóis e consequentemente a sua mãe D. Teresa (de origem espanhola).
Conquistou assim a soberania do Condado, começando aqui o processo da Independência de Portugal.
Apesar de estar um pouco mal tratado, apresenta-se no final deste mesmo campo um conjunto de sete estátuas de cinco metros de altura simbolizando a famosa Batalha de São Mamede.
Este ponto está situado na localidade Oliveiras, na freguesia São Torcato.
(Distância: 2 km NE)
Situado no centro da vila, é o ex-libris desta localidade. Edificado no século XIX, foi o ano de 1871 o início das obras e que se mantiveram até agora.
(Distância: 2 km NE)
Remonta a 951, ano em que foi referenciado no testamento de Ramiro II, dando a conhecer a existência de uma capela do santo anexa à do São Torcato.
(Distância: 2 km S)
Uma árvore com 300 anos, está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães. O cuidado de que foi alvo ao longo dos séculos levou à forma geométrica atual, estando integrada num jardim histórico. Está classificada de Interesse Público desde 2022.
(Distância: 3 km SW)
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.
(Distância: 3 km SW)
Este castelo é um dos símbolos mais representativos de Portugal como a não menos importante figura da nação como é a de D. Afonso Henriques, que mudou o rumo desta parte do território.
(Distância: 3 km SW)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.
(Distância: 3 km SW)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.
(Distância: 3 km SW)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.
(Distância: 3 km SW)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
(Distância: 4 km SW)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.