Caldas das Taipas é uma vila situada a cerca de dez quilómetros a norte de Guimarães na estrada para Braga, na margem direita do Rio Ave.
Muito cedo esta localidade foi descoberta pelas suas águas sulfurosas, contribuindo para os tratamentos de reumatismo, aparelho respiratório, intestinos, fígado, entre outros, tendo sido referenciadas algumas barracas de madeira em 1779.
Com o decorrer dos tempos esta instância termal veio a ser classificado como "Banhos Velhos" e "Banhos Novos". Os Banhos Velhos são constituídos por dois corpos de balneários, que tiveram a sua remodelação em 1939, tanto no exterior como no interior, com um passadiço na ligação deste corpos.
Nestas edificações, o balneário, construído em 1875, é o mais interessante devido à sua forma dodecagonal, pois possui um poço ao centro e, partindo daqui, nove salas de banhos. Esta edificação teve como ponto de interesse o aproveitamento dos restos do que foram as termas romanas.
Os Banhos Novos, tiveram no ano de 1908 a inauguração ao gosto de Arte Nova, e são formados por dois corpos, um central de dois pisos, ladeados por dois corpos de um só piso que em tempos albergava os banhos para os dois sexos.
Este ponto está situado na localidade Caldas das Taipas, na freguesia Caldelas.
(Distância: 123 m SW)
De planta retangular de uma só nave, a igreja tem a sua torre sineira incorporada na fachada central, servindo-se desta para o acesso ao interior.
(Distância: 138 m SW)
Este monumento, que acaba por se tornar devocional, constitui o único ou um dos poucos exemplares conhecidos no noroeste peninsular, referente aos anos entre 98 e 117 d.C.
(Distância: 644 m S)
É uma ponte de granito com sessenta metros de comprimentos, assente em trinta e quatro pilares baixos, com três metros e meio de largura.
(Distância: 3 km SE)
A atual edificação corresponde ao século XVI, de invocação à Nossa Senhora do Ó.
(Distância: 4 km SE)
Também chamada de Caneiros, está situada em Roldes, nome pelo qual é conhecida, mesmo à saída de Guimarães na estrada de Braga.
(Distância: 5 km NE)
A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, do século I a.C., situado no alto do monte de São Romão, concelho de Guimarães.
(Distância: 5 km NW)
Este pequeno templo religioso está situado perto da estação arqueológica e no topo do monte com o mesmo nome.
(Distância: 5 km NW)
O nome desta capela deve-se ao fato de existir nas proximidades uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão.
(Distância: 5 km NW)
O nome desta capela deve-se ao fato de existir nas proximidades uma fonte em que a bica é uma cabeça de leão.
(Distância: 5 km NW)
A Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra, construção do século XVIII, está localizada no ponto mais alto do monte de Falperra.