Por interesses de organização territorial, este templo passou a integrar a freguesia de Lordelo.
Como tal, a Capela de São João de Calvos é testemunha de um período do românico tardio, posicionando-a nos séculos XII e XIII, pela simplicidade da planta, pela justaposição da nave e capela-mor.
Caraterizam ainda a rudeza da construção com grandes silhares dispostos horizontalmente e de talhe pouco cuidado e modesto, sem uma decoração e desprovido dos típicos capitéis românicos, pelas dimensões reduzidas e pouca iluminação. Fatores que caraterizavam uma paisagem rural do final do românico, com o início ténue do gótico no norte do país.
Com a perseverança da genuinidade do medieval, veio na época moderna a sofrer de uma alteração, tendo sido retirado o arco original, provavelmente quebrado, pelo atual em moldura reta.
De planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangulares com apenas dois rasgos das portas, uma delas a fazer parte da fachada e a outra a pertencer à parte lateral esquerda, e duas frestas, uma na fachada principal e a outra nas traseiras.
É rematada por uma sineira em arco quebrado.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1955.
Este ponto está situado na localidade Codeçal, na freguesia Lordelo.
(Distância: 1 km SE)
Esta estrutura, cuja construção está compreendida entre os séculos I e II d.C., é formada por três arcos que sustentam um tabuleiro quase reto, e composto por guardas de pedra em todo o seu comprimento.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km N)
A Igreja de Santa Cristina de Serzedelo é uma construção possivemente datada entre os séculos XII e XIII, correspondentes à época românica.
(Distância: 3 km SE)
A Igreja de S. Miguel de Vilarinho é o que resta de um Mosteiro fundado neste lugar pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.
(Distância: 3 km S)
Este mosteiro foi fundado em 25 de Janeiro de 1892 pelo Mosteiro de São Martinho de Cucujães. Além de conhecido pelo mosteiro, existe ali uma coleção de borboletas única na Europa e o famoso licor de Singeverga. Recebeu em 1938, pela Santa Sé, o título de Abadia.
(Distância: 4 km S)
(Distância: 4 km S)
Atualmente conhecida como capela, foi edificada como Igreja Paroquial da freguesia. Esta edificação provavelmente tem origem no século XIII e por isso pertence ao período românico. Teve diversas modificações ao longo dos anos.
(Distância: 4 km S)
A fundação do mosteiro deu-se em 1070, sendo atribuído a D. Toure Serrão, apesar de o primeiro documento referente a uma permuta de propriedade referir o ano de 1096. A igreja foi construída entre os finais século XII e princípios de XIII.
(Distância: 4 km S)