Mais um exemplar românico que atravessa o rio Selho e que ligava estas duas cidades.
A ponte terá sido construída na época medieval.
De dimensões reduzidas face ao tamanho do rio, é formada por dois arcos de volta perfeita e de dimensões diferentes. O maior situa-se no lado direito da margem com o menor no lado esquerdo. Esta diferença de dimensões possibilita o declive feito pelo tabuleiro.
Este é formado por um piso de blocos de pedra em toda a largura da ponte, alternando por um e dois consecutivamente, sendo de três no início das margens.
Este ponto está situado na localidade Fermentões, na freguesia Fermentões.
(Distância: 2 km SE)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.
(Distância: 2 km SE)
Este castelo é um dos símbolos mais representativos de Portugal como a não menos importante figura da nação como é a de D. Afonso Henriques, que mudou o rumo desta parte do território.
(Distância: 2 km SE)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.
(Distância: 2 km SE)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.
(Distância: 2 km SE)
Templo de estilo gótico, dos finais do século XIV, com um pórtico barroco (1770).
(Distância: 2 km SE)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
(Distância: 2 km E)
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.
(Distância: 2 km SE)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.
(Distância: 2 km N)
A atual edificação corresponde ao século XVI, de invocação à Nossa Senhora do Ó.
(Distância: 2 km SE)
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.