×
Pontos de Interesse no Concelho de Guimarães
Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães (Guimarães)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Guimarães)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.
Igreja de São Dâmaso (Guimarães)
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.
Igreja de São Domingos (Guimarães)
Templo de estilo gótico, dos finais do século XIV, com um pórtico barroco (1770).
Igreja de São Francisco (Guimarães)
Templo de estilo gótico tendo sofrido alterações, principalmente durante o século XVIII em que sofreu uma profunda remodelação de que apenas ficou com o pórtico e a cabeceira.
Igreja de São Pedro (Guimarães)
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.
Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos (Guimarães)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.
Igreja Matriz de Caldas das Taipas (Caldas das Taipas)
De planta retangular de uma só nave, a igreja tem a sua torre sineira incorporada na fachada central, servindo-se desta para o acesso ao interior.
Igreja Matriz de São Martinho de Candoso (Candoso)
A Igreja de São Martinho de Candoso não tem provas de relevo que sustentem a data cronológica, sabendo-se apenas que em 1043 o templo religioso já existia.
Igreja Santa Cristina de Serzedelo (Calvário)
A Igreja de Santa Cristina de Serzedelo é uma construção possivemente datada entre os séculos XII e XIII, correspondentes à época românica.