×
Pontos de Interesse no Concelho de Ovar
Igreja Matriz de Válega (Válega)
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo teve a sua edificação em 1746, contudo o atual local corresponde a uma terceira situação.
Igreja Paroquial de São João (São João de Ovar)
Situada no largo com o mesmo nome, foi edificada no século XVII como Capela de São João e mais tarde denominada de Igreja Paroquial. Destaca-se a torre sineira sobre a fachada frontal, ambas cobertas de azulejos de padrão azul e branco. O frontão mostra a janela quadrada e o relógio.
Igreja Paroquial de São Pedro (Ordem)
A igreja que atualmente vemos é uma edificação do século XX dedicada a São Pedro, em substituição e na mesma localização da anterior. A construção da atual ocorreu a partir de 1918, estando concluída em 1923. Destaca-se as duas torres sineiras a ladear a fachada principal.
Igreja Paroquial de São Vicente de Pereira Jusã (São Vicente de Pereira Jusã)
A antiga igreja era datada de 1258. Em 1739 ocorreu um incêndio da capela-mor, sendo esta reconstruída em 1741. Foi demolida no final do século XVIII. Em 1756 dá-se início à construção da nova igreja numa localização diferente da anterior, tendo sido inaugurada no ano de 1764.
Junta de Freguesia de Arada (Arada)
É provável que tenha existido na região povoações no tempo pré-histórico, não havendo no entanto provas. A povoação de Ovar já existia no século XI, sendo o aglomerado da cidade de Ovar feito a partir da união de várias aldeias, tornando esta e Cabanões como as mais importantes.
Junta de Freguesia de Cortegaça (Cortegaça)
Cortegaça, tal como as localidades vizinhas, usufruíram do Castro de Ovil, situado numa freguesia de Espinho, o que comprova o interesse humana por esta região. No século X aparece a primeira referência a Cortegaça, quando a Igreja de São João Batista entra numa doação de bens.
Junta de Freguesia de Esmoriz (Esmoriz)
Sem informações relativamente à ocupação humana da região na pré-história, tal como no Império Romano, os primeiros dados concretos de Esmoriz remontam aos séculos V e VI, período respeitante às invasões bárbaras pelos povos suevos, seguindo-se os visigóticos.
Junta de Freguesia de Maceda (Ordem)
No primeiro documento oficial relativo a uma escritura, a localidade surge como Maceda. Este primeiro documento remonta ao ano de 1013. No século XIV a Ordem de Malta, com a sua larga e grande influência, permitiu que São Pedro de Maceda passasse para a Diocese do Porto.
Junta de Freguesia de São João de Ovar (São João de Ovar)
A freguesia de São João teve a sua origem nas proximidades do rio de Ovar. Ovar tem os seus registos mais antigos numa carta de venda datada do ano de 1026, no entanto alguns historiadores acreditam que o povoamento de São João de Ovar remonta a uma período anterior ao século XI.
Junta de Freguesia de São Vicente de Pereira (São Vicente de Pereira Jusã)
Até ao fins do século XVIII, São Martinho, Souto e a Vila de Pereira de Jusã pertenciam ao concelho e julgado da Feira. Pereira de Jusã, desde o século XVI até ao XIX, manteve-se como vila e sede de concelho, que foi extinto em 1852 e transferido para o concelho de Ovar.