A antiga igreja era datada de 1258. Em 1739 ocorreu um incêndio da capela-mor, sendo esta reconstruída em 1741.
É em 1756 que se dá início à construção da nova igreja com o lançamento da primeira pedra, tendo sido inaugurada no ano de 1764, numa outra localização da anterior, onde se mantém até agora. Nesse mesmo século e nos séculos seguintes ocorrem diversas obras de melhoramentos nesta igreja.
No final do século XVIII dá-se a demolição da igreja anterior.
A Igreja de São Vicente desenvolve-se na longitudinal e com uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita, a qual se adossam a torre sineira quadrangular à esquerda da fachada principal e, nas fachadas laterais no mesmo plano da capela-mor, dois corpos retangulares simétricos da antiga sacristia e arrumos transformados em capelas.
A totalidade do templo é revestida a azulejos azuis e brancos, com a fachada principal em empena recortada. Esta é flanqueada por pilastras em cunhais, cujo remate é feito por pináculos sobre os cunhais e cruz sobre o vértice da empena.
O portal em moldura retangular é limitado por pilastras sobrepostas de entablamento. É encimado por um nicho que alberga o padroeiro, ladeadas por pilastras de aletas que suportam o remate recortado.
O nicho é ladeado por duas janelas retangulares em altura, de curvas na padieira e na base e, sobre o friso que separa da empena, um óculo circular.
Este ponto está situado na localidade São Vicente de Pereira Jusã, na freguesia Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã.
(Distância: 57 m SE)
Até ao fins do século XVIII, São Martinho, Souto e a Vila de Pereira de Jusã pertenciam ao concelho e julgado da Feira. Pereira de Jusã, desde o século XVI até ao XIX, manteve-se como vila e sede de concelho, que foi extinto em 1852 e transferido para o concelho de Ovar.
(Distância: 782 m SW)
A Capela de São Geraldo é uma edificação do século XVII, entre os anos de 1656/1658, sendo o novo retábulo construído no século XIX em simultâneo com outras obras de melhoramentos. Capela com forma hexagonal, a entrada é antecedida por um alpendre.
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 3 km E)
A edificação é anterior à nacionalidade, tendo sido em 1139 o couto doado ao mosteiro por D. Afonso Henriques.
(Distância: 3 km E)
Com uma edificação em granito com uma alvenaria simples, é uma construção do século XIV mas também atribuída à época romana ou árabe.
(Distância: 4 km NE)
Situada no bairro de Casaldelo, esta capela mostra a torre sineira onde está situada a porta principal que é sobreposta por um nicho da padroeira e um relógio.
(Distância: 4 km NE)
Esta capela foi edificada na segunda metade do século XVI, mais concretamente em 1567, segundo a inscrição na base do remate do edifício.
(Distância: 4 km NE)
(Distância: 4 km SE)
A atual igreja tem como referência a data de 1712, crendo-se que esta data esteja ligada a uma reconstrução do templo.
(Distância: 4 km S)