Este é o centro da localidade, uma rotunda com a Igreja Matriz, um jardim de dimensões razoáveis, comércio, restauração, lojas, inclusivamente a sede do poder político, a Junta de Freguesia.
A legenda, no sítio mais propício da localidade, no extremo oeste do jardim e junto da rotunda principal, informa aos viajantes que ali passam que estão em Válega.
Este ponto está situado na localidade Válega, na freguesia Válega.
(Distância: 67 m SW)
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo teve a sua edificação em 1746, contudo o atual local corresponde a uma terceira situação.
(Distância: 99 m NE)
Válega teve a sua primeira referência no ano de 1002, segundo provas documentais, e o nome está relacionado com o rio que por ali passa. A freguesia de Válega deve-se à fusão de várias vilas e, no século XII, a freguesia já estava organizada eclesiasticamente.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 3 km S)
Um mercado municipal parcialmente ao ar livre, onde se vende de tudo em relação a produtos alimentares de todos os géneros, e muito mais.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km S)
Espaço para diversos tipos de desporto, dos mais básicos aos mais radicais.
(Distância: 3 km S)
Fazendo parte da Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto, entrou em funcionamento em 8 de julho de 1863, no troço entre Estarreja e Vila Nova de Gaia.
(Distância: 3 km S)
Situado junto da Capela de Santo António e da Junta de Freguesia, é um espaço de descanso, passeio e jogos com bancos, algumas árvores, relvado e uma esplanada.
(Distância: 3 km S)
A Capela de Santo António de Avanca é uma capela de arquitetura barroca, apontando a sua construção para o ano de 1626. A fachada é delimitada por pilastras nos cunhais, com aberturas para a porta e três janelas retangulares, e antecedida por uma escadaria larga.